terça-feira, 13 de agosto de 2019

CRC 01/2019 – Questão nº 07 da Prova Branca (nº 02 da Prova Verde, nº 09 da Prova Amarela e nº 04 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

De acordo com a NBC TG 24 (R2) – Evento subsequente, as alternativas a seguir são exemplos de eventos subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis. Tais eventos subsequentes exigem que a entidade ajuste os valores reconhecidos em suas demonstrações ou reconheça itens que não tenham sido previamente reconhecidos, EXCETO:

A) Descoberta de fraude ou erros que mostrem que as demonstrações contábeis estavam incorretas.
B) O declínio do valor justo de investimentos ocorrido no período compreendido entre o final do período contábil a que se referem as demonstrações e a data de autorização de emissão dessas demonstrações.
C) Determinação, após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, do custo de ativos comprados ou do valor de ativos recebidos em troca de ativos vendidos antes do final daquele período.
D) Decisão ou pagamento em processo judicial após o final do período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, confirmando que a entidade já tinha a obrigação presente ao final daquele período contábil.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago:

1º) O que a questão pede?

Para assinalar a alternativa que não exige que a entidade faça ajustes nos valores reconhecidos.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Antes de mais nada, precisamos saber a definição de Evento subsequente, de acordo com a norma:

“Evento subsequente ao período a que se referem as demonstrações contábeis é aquele evento, favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data final do período a que se referem as demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações. Dois tipos de eventos podem ser identificados:
(a) os que evidenciam condições que já existiam na data final do período a que se referem as demonstrações contábeis (evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações que originam ajustes);
(b) os que são indicadores de condições que surgiram subsequentemente ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis (evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações que não originam ajustes).”

Como vimos, existem dois tipos de eventos subsequentes, em um dos casos é preciso fazer ajustes nas demonstrações e no outro não.

No item 9, a norma apresenta exemplos de eventos subsequentes nos quais são exigidos ajustes nos valores reconhecidos nas demonstrações contábeis. Sendo, dentre outros os mesmos apresentados nas alternativas “A”, “C” e “D”.

Nos itens 10 e 11, a norma apresenta alguns exemplos dos quais não deve ser feito nenhum ajuste, sendo igual ao que foi apresentado na alternativa “B”.

Recomendo que faça a leitura desses itens na norma para aprofundar os estudos nesse tema.

Gabarito: “B”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Caso queira aprofundar os estudos, segue o link da NBC TG 24:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Siga nosso perfil no Instagram!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário