terça-feira, 6 de agosto de 2019

CRC 01/2019 – Questão nº 04 da Prova Branca (nº 07 da Prova Verde, nº 01 da Prova Amarela e nº 09 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

No que se refere à NBC TG 29 (R2) – Ativo biológico e produto agrícola, item 43, “a entidade é encorajada a fornecer uma descrição da quantidade de cada grupo de ativos biológicos, distinguindo entre consumíveis e de produção ou entre maduros e imaturos, conforme apropriado”. Com base nessa informação e considerando a NBC TG 29 (R2) – Ativo biológico e produto agrícola, são exemplos de ativos biológicos consumíveis, EXCETO:
A) Plantações de milho e trigo.
B) Árvores para a produção de madeira.
C) Rebanhos de animais mantidos para a produção de carne.
D) Plantas portadoras mantidas para produzirem frutos por mais de um período.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago:

1º) O que a questão pede?

Para assinalar a única alternativa que não é exemplo de ativo biológico consumível.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

O enunciado da questão já apresentou o item 43 da Norma que de sugere que os ativos biológicos podem ser classificados entre consumíveis e de produção ou maduros e imaturos.

Como a questão quer saber qual alternativa não é exemplo de ativo biológico consumível, vamos verificar o item 44 que define e exemplifica alguns tipos de ativos consumíveis:

“Ativos biológicos consumíveis são aqueles passíveis de serem colhidos como produto agrícola ou vendidos como ativos biológicos. Exemplos de ativos biológicos consumíveis são os rebanhos de animais mantidos para a produção de carne, rebanhos mantidos para a venda, produção de peixe, plantações de milho e trigo, produto de planta portadora e árvores para a produção de madeira. Ativos biológicos para produção são os demais tipos como, por exemplo: rebanhos de animais para produção de leite; árvores frutíferas, das quais é colhido o fruto. Ativos biológicos de produção (plantas portadoras) não são produtos agrícolas, são, sim, mantidos para produzir produtos.”

Com isso é possível verificar que somente as plantas portadoras mantidas para produzirem frutos por mais de um período não são consideradas ativo biológico consumível tendo em vista que são cultivadas para produção de acordo com o estabelecido no item 44.

Gabarito: “D”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Caso queira aprofundar os estudos, segue o link da NBC TG 29:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Siga nosso perfil no Instagram!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário