sexta-feira, 26 de julho de 2019

CRC 01/2019 – Questão nº01 da Prova Branca (nº05 da Prova Verde, nº03 da Prova Amarela e nº08 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

Com base na NBC TG 01 (R4) – Redução ao valor recuperável de ativos, analise as afirmativas a seguir.

I. A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação.
II. As perdas por desvalorização reconhecidas para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) devem ser revertidas em períodos subsequentes.
III. A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.

Estão corretas as afirmativas
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.

Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?

Para assinalar a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Essa é uma questão puramente teórica e para responder era necessário saber as aplicações técnicas da NBC TG 01 – Redução ao valor recuperável.

A primeira afirmativa, trata do Reconhecimento e mensuração de perda por desvalorização. Esses conceitos estão descritos nos itens 58 a 64 da norma, mas destacamos o item 60:

“A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente na demonstração do resultado, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de ativo reavaliado deve ser tratada como diminuição do saldo da reavaliação”

O texto da afirmativa I é exatamente igual ao item da norma e, portanto, ela é VERDADEIRA.

A segunda afirmativa trata da Reversão de perda por desvalorização do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill). Esse assunto está descrito nos itens 124 e 125 na norma e destacamos aqui o item 124:

“A perda por desvalorização reconhecida para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) não deve ser revertida em período subsequente.”

O texto da afirmativa II omite a palavra “não”, um detalhe sutil que torna a afirmativa FALSA.

A terceira afirmativa trata de Reversão de perda por desvalorização. Esse assunto está descrito nos itens 109 ao 116 da norma e para a resolução da questão destacamos o item 110:

“A entidade deve avaliar, ao término de cada período de reporte, se há alguma indicação de que a perda por desvalorização reconhecida em períodos anteriores para um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), possa não mais existir ou ter diminuído. Se existir alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável desse ativo.”

O texto da afirmativa III está mais resumido se comparado com o texto da norma, mas é possível notar que está alinhado com o que está estabelecido na norma e, portanto, ela é VERDADEIRA.

Gabarito: “C”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Caso queira aprofundar os estudos, segue o link da NBC TG 01:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

6 comentários:

  1. Porque está liberado somente até a questão de número 6 e não foi liberado todas as questões? Desse exame 2019.1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joel, não é que não está liberado é que ainda não respondemos tudo mesmo rsrsrs conforme formos respondendo vamos postando. Se você seguir nosso perfil no instagram ou o grupo no facebook será notificado sempre que uma nova questão for postada. Um abraço.

      Excluir
  2. Eu quero perfil de vcs no fac e instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem no finalzinho da resposta temos o link para o grupo do facebook e o instagram é www.instagram.com/qmcrc te espero lá. Um abraço

      Excluir
  3. Vocês não vão mais fazer aqueles videos resolvendo as questões?

    Eu achava ótimo, mas só tem de 2017

    ResponderExcluir