quarta-feira, 14 de junho de 2017

Questão 39 – CRC 01/2017 – Prova de Bacharel – Princípios e Normas Brasileiras

Uma Sociedade Empresária comercializa equipamentos de informática.

Em 31.12.2016, apurou saldo da conta de Mercadorias para Revenda no valor de R$100.000,00, formado por 50 notebooks. Até então, o preço de venda praticado pela Sociedade Empresária era de R$3.000,00 a unidade.

Diante do encalhe do estoque desse modelo de notebook, a Sociedade Empresária realizou uma pesquisa de mercado e identificou que seus concorrentes estavam vendendo o mesmo notebook por R$1.500,00 a unidade e, imediatamente, reduziu seu preço de venda para esse valor.

Os vendedores da Sociedade Empresária recebem 10% de comissão sobre as vendas.

Na mesma data, o Fornecedor dos notebooks para a Sociedade Empresária foi consultado e informou que estava comercializando o mesmo modelo de notebook por R$800,00 cada um, no atacado.

Considerando-se apenas as informações apresentadas e de acordo com a NBC TG 16 (R1) – ESTOQUES, a Sociedade Empresária apresenta valor contábil do Estoque, em 31.12.2016, de:

a) R$40.000,00, pois deve-se reconhecer perda de R$60.000,00 devido ao valor praticado atualmente pelo fornecedor.
b) R$67.500,00, pois deve-se reconhecer perda de R$32.500,00, considerando-se o valor realizável líquido.
c) R$135.000,00, pois deve-se considerar o preço de venda atualmente praticado, líquido das comissões sobre vendas.
d) R$100.000,00, pois deve-se considerar o custo de aquisição dos 50 notebooks praticado pelos fornecedores.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
O valor contábil do Estoque de notebooks em 31.12.2016.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Essa é uma questão muito similar à questão nº10 deste mesmo exame.

Temos que saber qual o valor do estoque ao final do período de 2016, ou seja, qual o valor mensurável desses notebooks e para isso a NBC TG 16 diz: 

“Os estoques objeto desta Norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.”

Então, teremos que comparar o valor de custo e o valor realizável líquido, e verificar qual o valor menor entre esses dois.

No enunciado o valor de custo é o mesmo valor do saldo apurado em 31.12.2016, de R$ 100.000,00.

Já para acharmos o valor realizável líquido, temos que calcular conforme o que a NBC TG 16 diz:

Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda

Com isso em mente, calculemos o valor realizável líquido (VRL) dos notebooks, tendo em vista que:
  • Os concorrentes vendem os notebooks por R$ 1.500,00 a unidade, logo, esse será o nosso preço de vendas estimado, sendo no total de R$ 75.000,00 (R$ 1.500,00 x 50 notebooks)
  • E o gasto estimado será os 10% de comissão sobre as vendas que os vendedores recebem, no total de R$ 7.500 (R$ 75.000,00 x 10%)

Sendo assim, o VRL será:

VRL = 75.000,00 – 7.500,00 = R$ 67.500,00

Se a norma estabelece que o valor mensurável deverá ser o menor, logo, devemos reconhecer a conta de Estoque pelo VRL de R$ 67.500,00.

A diferença entre os R$ 100.000,00 que era o valor de custo será de R$ 32.500,00 (R$ 100.000 – 67.500), e deverá ser reconhecido como perda.

Gabarito: “B”

Acesse e leia a NBC TG 16 (R1) – ESTOQUES na íntegra, clicando no link:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

7 comentários:

  1. Não sabia que a comissão baixava o valor de estoque. Jurava que ela era calculada somente depois, e assim seria uma conta de resultado. Ainda bem que a banca foi boazinha e não colocou na resposta R$ 75k

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    1. Tem um pouco do conceito nessa outra questão aqui: http://www.queromeucrc.com.br/2017/01/questao-14-crc-012016-prova-de-bacharel.html

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  2. Não achei muito fácil não, pois tem que saber que o saldo da conta mercadoria para revenda (100.000) é considerado como o custo dos produtos. Saber que o PV praticado é o preço realizado pela pesquisa de mercado (1.500), e que a comissão sobre a vendas foi considerada como gasto estimado para concretizar a venda, que eu achava (como o colega acima) que só iria ser calculada depois.

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    1. e o valor de R$ 800,00 ??? Não entra no cálculo porque a empresa não comprou mais produtos por R$ 800,00 - né isso?

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  3. não entendi nada, alguém pode me ajudar mais?

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  4. Lana, o valor de 800,00 não entra pra base de cálculo pois só foi uma informação dada pelos fornecedores dos Notebooks..
    Você tem que analisar o valor que a empresa está considerando, que nesse caso são os 1.500,00. Sendo assim foi multiplicado o valor de venda pela quantidade (1.500x50= 75.000,00) e desse resultado foi deduzido a despesa com a venda (75.000x10%= 7.500) finalizando no resultado de (75.000-7.500= 67.500)

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  5. A Empresa Uberlândia Informática Ltda, contratou nesta data a importação de 200 computadores e 200 monitores LCD 17 polegadas, da indústria americana Apple. Calcule o melhor custo/benefício para importação, utilizando transporte marítimo ou transporte aéreo à partir da cidade de Miami, sendo disponíveis as seguintes informações sobre a transação:


    a) Especificação da mercadoria:

    200 computadores Apple e 200 monitores LCD 17 polegadas

    Embalagem: 400 caixas individuais de papelão medindo 0,60m comp X 0,30m larg. X 0,60m altura (Volume total das caixas = 43,20m3);

    Peso líquido sem embalagem: 4,60 toneladas;

    Peso bruto embalado: 4,85 toneladas.

    Preço EXW Miami: US$ 80.700.00


    b) Despesas no exterior: 

    Embalagem especial de exportação (acondicionamento em container): US$ 375.00;

    Marcação de caixas e inspeção: US$ 90.00;

    Frete rodoviário interno: US$ 250.00;

    Despesas de despacho aduaneiro e honorários do despachante: US$ 110.00


    c) Frete marítimo internacional:

    Tarifa básica: US$ 45.00 por tonelada ou metro cúbico (ou fração);

    Bunker Surcharge (adicional de combustível): 4,5% sobre o frete básico;

    Currency Adjustment Factor (adicional de ajuste cambial): 4,35% sobre frete básico;

    c.1) Frete aéreo internacional:

    Tarifa básica: US$ 12.00 por kilo ou m3 .


    d) Seguro de transporte marítimo:

    Custo de 1,70% sobre o valor CFR Santos;

    Valor segurado: 110% do preço CIF Santos (SP);

    d.1) Seguro de transporte aéreo:

    Custo de 0,75% sobre o valor CFR Santos. 


    e) Despesas Portuárias (estimar para período de 15 dias): 

    Capatazia: US$ 5.20 por tonelada ou fração (no período), ou metro cúbico movimentado (cobrado sempre o de maior valor);

    Armazenagem (sobre preço CIF Santos-SP): 1,50% (no período);






    f) Impostos, taxas e contribuições:

    Imposto de Importação: II = 19%;

    IPI: 11%;

    ICMS: 18%;

    AFRMM – Adicional de frete para renovação da marinha mercante: 25% sobre o frete (básico + aj. combustível + aj.cambial);

    Sindicato de despachantes aduaneiros: 0% do valor CIF;


    g) Taxa de licenciamento: 

    Utilização do siscomex: US$ 30.00


    h) Despesas bancárias:

    L/C à vista (carta de crédito): 1,25% sobre preço FOB Miami (ou CPT para embarque aéreo);

    Despesas de contrato de câmbio: US$ 60.00;


    i) Taxas referentes a documentos de exportação: 

    Tradução de B/L (Bill of lading – conhecimento de embarque): US$ 30.00;

    Liberação de documentos em Miami: US$ 30.00;


    j) Honorários do despachante aduaneiro: 

    Taxa de expediente: US$ 30.00 por processo;

    Custo de desembaraço aduaneiro: 0,5% sobre preço CIF, sendo máximo de US$1.000,00;


    k) Transporte rodoviário interno:

    Frete e seguro, incluindo ICMS e pedágios: US$ 480.00 do porto (ou aeroporto) à empresa, em Uberlândia-MG;


    l) Comissão do representante no país: não há.


    m) Outras despesas: eventuais, não consideradas anteriormente: 0,45% (do preço CIF Santos).

    O valor referente ao orçamento de importação IV, 

    para a modalidade Incoterm DDP é de: 

    Escolha uma:

    a. US$ 140.772,93

    b. US$ 137.177,78

    c. US$ 219.417,42

    d. US$ 222.433,82

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