Texto das Questões 48, 49 e 50 de
Língua Portuguesa:
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50. A respeito das justificativas para
o emprego de sinais de pontuação, identifique o item INCORRETO.
a) O uso do ponto-e-vírgula, na linha
3, indica a oposição entre as ideias por ele separadas.
b) Na linha 6, o emprego do travessão
contribui para a construção dos sentidos de efeito e causa que culminam no
segundo enunciado.
c) Na linha 18, o uso de reticências
marca enumeração inconclusa.
d) O emprego dos dois-pontos na linha
24 introduz o esclarecimento ou a explicação do que se disse na oração
anterior.
Resolução em texto:
Bom, para resolver essa questão é
necessário saber interpretar o texto e também entender o sentido das pontuações.
Então, vamos lá no analisando cada alternativa para encontrarmos a alternativa
INCORRETA de maneira fundamentada.
Alternativa “a”: O uso do ponto-e-vírgula,
na linha 3, indica a oposição entre as ideias por ele separadas.
Está CORRETA, pois lá no texto, na
frase que compõe a linha 2 e 3, diz o seguinte:
“Se você jogar ração
de menos ali, o bichinho morre de fome; se der de mais, a ração rouba oxigênio
da água, e o peixe sufoca.”
Está dando
sentido de oposição de ideias sim, pois mostra o que acontece se “jogar menos
ração” e se “jogar mais ração”.
Alternativa “b”: Na linha 6, o emprego
do travessão contribui para a construção dos sentidos de efeito e causa que
culminam no segundo enunciado.
Está CORRETA, pois lá no texto, na
frase que compõe a linha 5, 6 e 7, diz o seguinte:
“Se o governo
imprimir de menos, ela morre de fome – ninguém produz mais nada, porque ninguém
vai ter dinheiro para comprar mais nada.”
Está
esclarecendo o porque “ela morre de fome”, está complementando, contribuindo no
sentido do primeiro enunciado.
Alternativa “c”: Na linha 18, o uso de
reticências marca enumeração inconclusa.
Está INCORRETA, pois lá no texto, na
frase que compõe a linha 18 e 19, diz o seguinte:
“E tudo tinha
começado tão bem... Roma nasceu no século VIII a.C. como uma aldeiazinha.”
Logo, o uso da reticência nessa frase exprime uma
interrupção do pensamento, um sentimento de reflexão, e não uma enumeração
inconclusiva, pois o texto continuou em seguida.
A enumeração inconclusiva é quando se dá a ideia de
“etc”, o que não é o caso nessa frase.
Alternativa “d”: O emprego dos
dois-pontos na linha 24 introduz o esclarecimento ou a explicação do que se
disse na oração anterior.
Está CORRETA, pois lá no texto, se
lermos frase que a compõe e a frase anterior, nas linhas 22 a 26, diz o
seguinte:
“Foi mais uma coisa
que eles copiaram dos gregos, além do Panteão divino e da ideia de ter um
governo mais ou menos democrático. Era natural: cidades bem próximas de Roma,
como Nápoles e outras do sul da Península Itálica, eram gregas antes de serem
anexadas pelos romanos.”
Os uso dos
dois pontos está claramente “esclarecendo” ou “explicando” o que foi dito na
frase anterior.
Sendo assim, a alternativa que está
INCORRETA é a letra “C”.
Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin
Yasmin
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