quarta-feira, 28 de novembro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº37 da Prova Branca (nº39 da Prova Verde, nº38 da Prova Amarela e nº40 da Prova Azul) – Legislação e Ética Profissional

Analise as afirmativas a seguir.

I. A simples existência da moral já significa uma presença da ética, já que os dois termos são sinônimos e representam a ciência que estuda e problematiza os valores e costumes da sociedade.
II. No caso da ética, todos os meios são justificáveis, não só aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos não exigem meios éticos.
III. A ética profissional representa um conjunto de normas e valores morais que direcionam a conduta dos integrantes de determinada profissão e distingue-se do conceito de ética pessoal.

No que tange aos conceitos de ética geral pessoal e profissional, ética e moral, sociedade e ética, contabilidade na sociedade, está correto o que se afirma apenas em:

A) I.
B) III.
C) I e II.
D) II e III.


Resolução em texto elaborada pela Profª Yasmin:

1º) O que a questão pede?

Que julguemos os itens, de acordo com o conceito de ética e mora, e depois assinalemos a alternativa correta.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Bom, essa questão nem precisa ter tanta noção teórica para acertá-la, pois com um pouco de “bom senso” conseguimos analisar e julgar.

Mas, primeiramente, vamos ver apenas a distinção entre “ética” e “moral” de acordo com o dicionário Michaelis:

Ética: [...] Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade [...]

Moral: [...] Relativo às regras de conduta e aos costumes estabelecidos e admitidos em determinada sociedade; Que é conforme e procede conforme os princípios da ética e da moralidade aceitos socialmente; Que procede de maneira honesta ou correta; moralidade. [...]

Com isso em mente, vamos julgar os itens:

Item “I” : A simples existência da moral já significa uma presença da ética, já que os dois termos são sinônimos e representam a ciência que estuda e problematiza os valores e costumes da sociedade.
Análise: Está errada, pois ética e moral não são sinônimos, como bem vimos na definição acima.

Item “II”: No caso da ética, todos os meios são justificáveis, não só aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos não exigem meios éticos.
Análise: Está errada, pois “o fim não justificam os meios” como já bem diz o velho ditado popular.

Item “III”: A ética profissional representa um conjunto de normas e valores morais que direcionam a conduta dos integrantes de determinada profissão e distingue-se do conceito de ética pessoal.
Análise: Está CORRETA, pois a “ética profissional” é direcionada à conduta do “profissional”, e profissões regulamentadas, assim como a nossa de contadores, possuem o famoso “código de ética profissional”.

Sendo assim, apenas o item III está correto.

Gabarito: “B”

Baixe aqui o Código de Ética do Profissional do Contabilista:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário