quarta-feira, 14 de novembro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº31 da Prova Branca (nº32 da Prova Verde, nº31 da Prova Amarela e nº32 da Prova Azul) – Matemática Financeira e Estatística

Durante todo o mês de julho de 2018, a Sociedade Empresária Alfa realizou pesquisa diária visando medir a força relativa da relação linear entre o número de acessos ao seu site na Internet e o volume de vendas (em R$) de seu Produto “A”. Sabe-se que os dados amostrais obtidos para os quatro primeiros dias de pesquisa foram:
Considerando-se apenas as informações apresentadas, qual das alternativas a seguir apresenta o valor que mais se aproxima do coeficiente de correlação (r de Pearson) existente entre o número de acessos ao site e o volume de vendas do Produto “A” nos quatro primeiros dias da pesquisa?

A) 1.
B) 4.
C) 9.
D) 18.


Resolução em texto elaborada pela Profª Yasmin e Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?

O “valor” que mais se aproxima do coeficiente de correlação (r de Pearson) existente entre o número de acessos ao site e o volume de vendas do Produto “A” nos quatro primeiros dias da pesquisa.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Bom, vemos claramente que se trata de uma questão puramente de estatística, por se tratar de coeficiente de correlação.

O coeficiente de correlação serve para medir as relações entre variáveis, que nessa questão trata da variável do número de acessos ao site e o volume de vendas do Produto “A”.

No caso do coeficiente de correlação de Person (r), trata-se de um índice estatístico cujo resultado sempre dará entre -1,0 e 1,0, nem menos e nem mais que isso.

Então, apenas com essa informação, já conseguimos concluir que o resultado só pode ser a letra “A”, que é igual a “1”, pois esse índice não pode ser maior que um.

Com isso, por dedução, chegamos na letra “A”.

Mas, e se fosse para calcular??

Bom, aí poderíamos dizer que seria meio “impossível” isso no dia do exame, pois a correlação de Person é representada por essa fórmula aqui:

Então, não daria para resolver isso no dia do exame, seria inviável, só acertaríamos por dedução mesmo, tendo em vista que sempre dará entre -1,0 e 1,0.

Mas, o Profº Thiago Chaim gentilmente resolveu essa questão na planilha em Excel, e caso queiram, cliquem abaixo para acessá-la:

Gabarito: “A”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário