quinta-feira, 8 de novembro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº27 da Prova Branca (nº27 da Prova Verde, nº27 da Prova Amarela e nº27 da Prova Azul) – Controladoria

Dentre os modelos de avaliação de desempenho, tem-se o balanced scorecard com quatro perspectivas, sendo elas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento. Kaplan e Norton (2004) citados por Schmidt, Santos e Martins (2014) apresentam a integração destas quatro perspectivas à estratégia organizacional. Sobre este assunto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Desempenho financeiro: traduz-se no principal ingrediente para alavancar o sucesso financeiro. Kaplan e Norton (2004) enfatizam que o monitoramento dessa perspectiva passa pela estruturação de indicadores para medir a satisfação, retenção e crescimento do sucesso com os clientes-alvo. Além disso, define objetivamente a proposta de valor para os segmentos de clientes-alvo. A seleção adequada da proposição de valor para os clientes é o elemento central da estratégia.
( ) Sucesso dos clientes-alvo: é critério definitivo para mensurar o desempenho financeiro da organização. Cabe à organização estabelecer estratégias capazes de promover o crescimento de valor sustentável para os acionistas.
( ) Processos internos: constituem-se no mecanismo capaz de criar e cumprir a proposição de valor para os clientes. Ao estabelecer indicadores para acompanhar a evolução dos processos internos, estará monitorando-se, em última instância, a tendência de melhoria desses processos, e o impacto junto aos clientes e nos resultados.
( ) Aprendizado e crescimento: os objetivos estabelecidos nessa perspectiva descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional que se conjugam para sustentar a estratégia. Os ativos intangíveis são a fonte definitiva de criação de valor sustentável, então, as melhorias obtidas nessa perspectiva constituem-se em indicadores de tendência para os processos internos, que impulsionam o sucesso para os clientes e acionistas.

A sequência está correta em:

A) V, F, V, F.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, V.
D) V, V, F, F.


Resolução em texto elaborada pela Profª Yasmin:

1º) O que a questão pede?

Que julguemos as afirmativas em relação às 4 perspectivas do balanced scorecard  e em seguida, que assinalemos a sequência correta.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Bom, de maneira bem resumida, temos que ter em mente que balanced scorecard é um indicador de desempenho as empresas utilizam na gestão de seus negócios.

Conforme já escrito no enunciado da questão, essa metodologia tem por objetivo avaliar as quatro perspectivas da empresa, sendo elas:
  • Financeira
  • Cliente
  • Processos internos
  • Aprendizado e crescimento


Com isso em mente, vamos analisar cada afirmativa para “julgar” se é verdadeira ou falsa:
(F) Desempenho financeiro: traduz-se no principal ingrediente para alavancar o sucesso financeiro. Kaplan e Norton (2004) enfatizam que o monitoramento dessa perspectiva passa pela estruturação de indicadores para medir a satisfação, retenção e crescimento do sucesso com os clientes-alvo. Além disso, define objetivamente a proposta de valor para os segmentos de clientes-alvo. A seleção adequada da proposição de valor para os clientes é o elemento central da estratégia.
Análise: é falso, pois mistura o conceito de “clientes”, não tem nada relacionado com o desempenho financeiro

(F) Sucesso dos clientes-alvo: é critério definitivo para mensurar o desempenho financeiro da organização. Cabe à organização estabelecer estratégias capazes de promover o crescimento de valor sustentável para os acionistas.
Análise: é falso, pois mistura o conceito de “desempenho financeiro”, não tem nada relacionado com o clientes.

Reparem que até agora apenas inverteram os conceitos de “desempenho financeiro” e de “sucesso dos clientes-alvos”.

Com isso, já conseguimos perceber que a alternativa correta é a letra “C”, pois é a única que começa com “F” e “F”, ou seja, com as duas primeiras “falsas”.

Mas, vamos seguir com a análise:

(V) Processos internos: constituem-se no mecanismo capaz de criar e cumprir a proposição de valor para os clientes. Ao estabelecer indicadores para acompanhar a evolução dos processos internos, estará monitorando-se, em última instância, a tendência de melhoria desses processos, e o impacto junto aos clientes e nos resultados.
Análise: é verdadeira, pois condiz com os conceitos de “processos internos”

(V) Aprendizado e crescimento: os objetivos estabelecidos nessa perspectiva descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional que se conjugam para sustentar a estratégia. Os ativos intangíveis são a fonte definitiva de criação de valor sustentável, então, as melhorias obtidas nessa perspectiva constituem-se em indicadores de tendência para os processos internos, que impulsionam o sucesso para os clientes e acionistas.
Análise: é verdadeira, pois condiz com os conceitos de “aprendizado e crescimento” gerando valor para a empresa.

Sendo assim, a sequência correta é: F, F, V, V.

Gabarito: “C”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

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Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Um comentário:

  1. YASMIN quero aqui deixar o meu agradecimento, pois graças a Deus desta vez 2018.2 consegui a minha TÃO SONHADA APROVAÇĀO NO CRCN DETALHE 30 PONTOS... meu Deus, parece um sonho. Muitoooooo obrigada a você e ao Thiago.Que Deus abençoe vocês sempre. Estou muitoooo FELIZ vocês também me ajudaram muito.

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