segunda-feira, 22 de outubro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº15 da Prova Branca (nº16 da Prova Verde, nº17 da Prova Amarela e nº17 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

A NBC TG 02 detalha as definições de moeda funcional. Conforme previsto pelo NBC TG 02, a moeda funcional da entidade pode ser determinada por vários fatores. Todos os critérios a seguir podem ser utilizados como evidência para definir a moeda funcional, EXCETO:

A) A moeda que mais influencia os preços de venda de bens e serviços.
B) A moeda por meio da qual são originados recursos das atividades de financiamento.
C) A moeda na qual a flutuação cambial é a menor possível quando comparada ao dólar norte-americano.
D) A moeda por meio da qual os recursos gerados pelas atividades operacionais são usualmente acumulados.


Resolução em texto elaborada pela Profª Yasmin:

1º) O que a questão pede?

Que assinalemos a alternativa que nos mostre a “exceção” de evidência para definir a moeda funcional, ou seja, o que não faz parte de critérios que sirva para a empresa determinar sua moeda funcional.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Para resolver, é necessário ter um pouco de conhecimento dos critérios estabelecidos na “NBC TG 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão das Demonstrações Contábeis”.

Nessa norma, em seu item 12 nos traz quais são as fontes de informações “externas” e “internas”. Como a questão está querendo somente a “interna”, focaremos nisso então... ok?!

De acordo com a norma, em seus itens 09 e 10, a entidade deve considerar os seguintes critérios para a escolha de sua moeda funcional:

“9. O ambiente econômico principal no qual a entidade opera é normalmente aquele em que principalmente ela gera e despende caixa. A entidade deve considerar os seguintes fatores na determinação de sua moeda funcional:
(a) a moeda: (i) que mais influencia os preços de venda de bens e serviços (geralmente é a moeda na qual os preços de venda para seus bens e serviços estão expressos e são liquidados); e (ii) do país cujas forças competitivas e regulações mais influenciam na determinação dos preços de venda para seus bens e serviços;
(b) a moeda que mais influencia fatores como mão de obra, matéria-prima e outros custos para o fornecimento de bens ou serviços (geralmente é a moeda na qual tais custos estão expressos e são liquidados).
10. Os seguintes fatores também podem servir como evidências para determinar a moeda funcional da entidade:
(a) a moeda por meio da qual são originados recursos das atividades de financiamento (exemplo: emissão de títulos de dívida ou ações).
(b) a moeda por meio da qual os recursos gerados pelas atividades operacionais são usualmente acumulados.”

Com isso, vemos claramente que a única alternativa que “não se enquadra” nesses critério é a letra “C”.

Gabarito: “C”

Baixe aqui a NBC TG 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão das Demonstrações Contábeis:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário