terça-feira, 16 de outubro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº11 da Prova Branca (nº14 da Prova Verde, nº10 da Prova Amarela e nº12 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

A NBC TG 01 trata da redução ao valor recuperável de ativos e assevera que ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar fontes externas e internas de informação.

Nesse contexto, pode-se considerar uma fonte interna de avaliação:

A) Evidência disponível de obsolescência ou de dano físico de um ativo.
B) Valor contábil do patrimônio líquido da entidade maior do que o valor de suas ações no mercado.
C) Mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade que ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado.
D) Taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos que aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo.


Resolução em texto elaborada pela Profª Yasmin:

1º) O que a questão pede?

Que assinalemos a alternativa que seja uma “fonte interna de informação” de acordo coma NBC TG 01, que trata da redução ao valor recuperável de ativos.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Para resolver, será necessário ter pelo menos um pouco de conhecimento dos critérios estabelecidos na “NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos”.

Nessa norma, em seu item 12 nos traz quais são as fontes de informações “externas” e “internas”. Como a questão está querendo somente a “interna”, focaremos nisso então... ok?!

De acordo com a norma, as fontes “internas” de informação são:
  • evidência disponível de obsolescência ou de dano físico de um ativo;
  • mudanças significativas, com efeito adverso sobre a entidade, ocorreram durante o período, ou devem ocorrer em futuro próximo, na extensão pela qual, ou na maneira na qual, um ativo é ou será utilizado. Essas mudanças incluem o ativo que se torna inativo ou ocioso, planos para descontinuidade ou reestruturação da operação à qual um ativo pertence, planos para baixa de ativo antes da data anteriormente esperada e reavaliação da vida útil de ativo como finita ao invés de indefinida;
  • evidência disponível, proveniente de relatório interno, que indique que o desempenho econômico de um ativo é ou será pior que o esperado;


Com isso, vemos claramente que a única alternativa que nos traz “fonte de informação interna” é a letra “A”.

Gabarito: “A”

Baixe aqui a NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário