segunda-feira, 15 de outubro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº10 da Prova Branca (nº13 da Prova Verde, nº11 da Prova Amarela e nº14 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

Analise as afirmativas com relação à NBC TG 06 que trata das Operações de Arrendamento Mercantil.

I. Na data de início, o arrendador deve reconhecer os ativos mantidos em arrendamento financeiro em seu balanço patrimonial e deve apresentá-los como recebível ao valor equivalente ao investimento líquido no arrendamento.
II. O arrendamento é classificado como arrendamento operacional se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.
III. Indicadores de situações que, individualmente ou em combinação, também poderiam levar o arredamento a ser classificado como arrendamento financeiro são: (a) se o arrendatário puder cancelar o arrendamento, as perdas do arrendador associadas ao cancelamento são arcadas pelo arrendatário; (b) ganhos ou perdas provenientes da flutuação no valor justo do residual são gerados para o arrendatário; e (c) se o arrendatário tiver a capacidade de continuar o arrendamento por período secundário, com aluguel que seja substancialmente menor que o aluguel de mercado.
IV. Arrendador é a entidade que obtém o direito de usar o ativo subjacente por um período de tempo em troca de contraprestação.

Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) I, II e IV.
D) II, III e IV.


Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?

Para analisar as afirmativas apresentadas e assinalar a alternativa correta.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Eu sempre comento com os alunos para que, nesse tipo de questão, usem as alternativas de maneira a ajudar a resolver a questão. Veja só.

Se ao ler a primeira afirmativa, concluirmos que ela é falsa e olharmos para as alternativas, já poderíamos marcar a alternativa “D”. Porém, vamos supor que após ler a afirmativa “I”, nós ficássemos em dúvida se ela está correta ou incorreta.

Faríamos, então, a mesma coisa com a segunda afirmativa, que apresenta um grau de dificuldade muito menor, pois para julgá-la bastava saber a definição de arrendamento mercantil financeiro e operacional.

De acordo com a NBC TG 06:

“Arrendamento mercantil financeiro é aquele em que há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo. O título de propriedade pode ou não vir a ser transferido.”

“Arrendamento mercantil operacional é um arrendamento mercantil diferente de um arrendamento mercantil financeiro.”

Com isso, já podemos concluir que a afirmativa “II” é INCORRETA e olhando as alternativas apresentadas, a única opção que nos resta é a “B”.
Vamos manter o objetivo de basear as respostas nas NBCs e vou indicar o item da norma que menciona as outras 3 afirmativas e que justificam o fato de estarem corretas.

A afirmativa “I” está correta de acordo com o item 20 da NBC.

A afirmativa “III” está correta de acordo com o item 10 da NBC.

A afirmativa “IV” está incorreta de acordo com a definição de Arrendamento Mercantil constante na norma:

“Arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por um período de tempo acordado.”

Gabarito: “B”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário