quarta-feira, 10 de outubro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº08 da Prova Branca (nº05 da Prova Verde, nº06 da Prova Amarela e nº02 da Prova Azul) – Contabilidade Geral


Uma Sociedade Empresária tem como atividade principal a produção e a comercialização de milho. Essa sociedade também desenvolve, em menor escala, atividade de comercialização de fubá, canjica, amido e flocos, todos resultantes do processamento do milho colhido. Sabe-se que, ao encerrar o último exercício social, faziam parte dos Ativos dessa sociedade e estavam registrados em seu Balanço Patrimonial:

  • uma lavoura de milho no ponto de colheita;
  • 120 toneladas de milho (em grãos) colhidas na última safra e armazenadas em silos da Sociedade Empresária;
  • produtos, resultantes do processamento do milho colhido, armazenados no galpão da Sociedade Empresária.


Considerando-se apenas as informações apresentadas e a NBC TG 29 (R2) – Ativo biológico e produto agrícola, assinale a alternativa correta sobre esses Ativos da Sociedade Empresária.

A) A lavoura de milho é uma Planta Portadora.
B) A lavoura de milho é um Imobilizado em Andamento.
C) Os produtos resultantes do processamento do milho colhido são classificados como Estoques.
D) O milho em grãos e os produtos resultantes do processamento do milho colhido são classificados como Ativos Biológicos.


Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?

Para assinalar a alternativa correta sobre os Ativos da Sociedade Empresária.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Desde a primeira prova a Consulplan vem explorando bastante a NBC TG 29 – Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas. Pensando nisso e aproveitando que essa é uma questão que envolve conceitos e definições, vamos explorar um pouco esses aspectos.

Pela definição da Norma:

Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos.
Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.”

Analisando essas duas definições, é possível eliminar a alternativa “D”, pois fica claro que tanto o milho em grãos quanto os produtos resultantes do processamento do milho colhido não se caracterizam como uma planta viva, mas como produto colhido de ativo biológico.

Continuando com as definições:

“5. Planta portadora é uma planta viva que:
(a)      é utilizada na produção ou no fornecimento de produtos agrícolas;
(b)      é cultivada para produzir frutos por mais de um período; e
(c)       tem uma probabilidade remota de ser vendida como produto agrícola, exceto para eventual venda como sucata.”

Ainda no âmbito das definições, a Norma especifica que:

“5A. Não são plantas portadoras:
(a)      plantas cultivadas para serem colhidas como produto agrícola (por exemplo, árvores cultivadas para o uso como madeira);
(b)      plantas cultivadas para a produção de produtos agrícolas, quando há a possibilidade maior do que remota de que a entidade também vai colher e vender a planta como produto agrícola, exceto as vendas de sucata como incidentais (por exemplo, árvores que são cultivadas por seus frutos e sua madeira); e
(c)       culturas anuais (por exemplo, milho e trigo).”

Com isso, já conseguimos eliminar a alternativa “A”.

A alternativa “B” também pode ser eliminada pois, nem a NBC TG 29 – Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas e nem a NBC TG 27 – Ativo Imobilizado apresentam em suas definições o significado para Imobilizado em Andamento.

Agora saímos das definições e vamos para o campo do Reconhecimento e Mensuração:

“13. O produto agrícola colhido de ativos biológicos da entidade deve ser mensurado ao valor justo, menos as despesas de venda, no momento da colheita. O valor assim atribuído representa o custo, no momento da aplicação da NBC TG 16 – Estoques, ou outra norma aplicável.”

Usamos esse item para reforçar o entendimento de que a classificação correta dos produtos resultantes do processamento do milho e, neles compreendidos o próprio grão do milho, sejam classificados como Estoque.

Outro indicativo que o enunciado forneceu para esse entendimento é dado ao mencionar que a Sociedade Empresária tem como atividade principal a produção e a comercialização de milho, além de outra atividade de comercialização de produtos resultantes do processamento do milho colhido.

Portanto a alternativa “C” está CORRETA.

Gabarito: “C”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário