segunda-feira, 8 de outubro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº06 da Prova Branca (nº03 da Prova Verde, nº07 da Prova Amarela e nº04 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

A Sociedade Empresária Delta trabalha no segmento de material de transporte rodoviário e é líder no segmento de venda de peças para veículos de grande porte (caminhões, ônibus, carretas etc.). A partir de consultas aos relatórios internos dessa sociedade, as seguintes informações foram coletadas sobre o seu patrimônio; analise-as.

I. A Sociedade Empresária Delta é proprietária de um terreno mantido para valorização de capital a longo prazo e não pretende vendê-lo a curto prazo no curso ordinário dos negócios.
II. A Sociedade Empresária Delta é proprietária de um imóvel mantido para uso na produção de peças para ambos os seus segmentos operacionais. Uma parte insignificante desse imóvel se encontra sem uso e outra entidade tentou adquiri-la, mas a Sociedade Empresária Delta não poderia aliená-la separadamente.
III. A Sociedade Empresária Delta é proprietária de um imóvel que se encontra ocupado por seus empregados. Futuramente a empresa pretende ocupar o imóvel para alocar parte de seu setor administrativo.

Considerando-se apenas as informações apresentadas e a NBC TG 28 (R4) – Propriedade para investimento, pode(m) ser classificada(s) como propriedade(s) para investimento(s) apenas a(s) propriedade(s) descrita(s) em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e III.


Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?

Para identificar apenas as propriedades da Sociedade que podem ser classificadas como Propriedade para investimento.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Para resolver essa questão, bastava saber a definição de Propriedade para investimento de acordo com a NBC TG 28:

“Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para:
(a)      Uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou
(b)      Venda no curso ordinário do negócio.”

Apenas com essa definição, podemos identificar que das três propriedades da Sociedade Empresária, apenas a propriedade referida no item “I” pode ser classificada como Investimento.

Caso queira se aprofundar um pouco mais no tema, o item 8 da NBC TG 28 apresenta alguns exemplos de propriedades para investimento e o item 9 apresenta alguns exemplos que não são propriedades para investimento.

Gabarito: “A”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Um comentário: