sexta-feira, 5 de outubro de 2018

CRC 02/2018 – Questão nº05 da Prova Branca (nº02 da Prova Verde, nº08 da Prova Amarela e nº06 da Prova Azul) – Contabilidade Geral

Uma entidade do setor de educação está passando por um momento de reestruturação em suas atividades operacionais. A entidade está comprometida com o plano de vender suas atuais instalações (prédio sede, móveis e equipamentos) para subsidiar financeiramente a aquisição de novas instalações em outro bairro da cidade. A entidade já iniciou ações para localizar comprador, mas continua utilizando as atuais instalações até que as novas sejam adquiridas. Em sua última reunião, a diretoria da entidade resolveu não transferir as atuais instalações a um eventual comprador até que a compra das novas instalações seja efetuada. Apesar de ignorar termos habituais e costumeiros para a venda de ativos desse tipo, a entidade está disposta a manter um compromisso firme de compra – com algum eventual comprador, comprometendo-se a transferir as atuais instalações assim que as novas estiverem prontas para uso pela entidade. Considerando-se apenas as informações apresentadas e a NBC TG 31 (R4) – Ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada, assinale a alternativa correta.

A) As atuais instalações estão disponíveis para venda imediata.
B) As atuais instalações não podem ser classificadas como Ativo Não Circulante Mantido para Venda.
C) A entidade já iniciou ações para localizar comprador; portanto, poderá classificar as atuais instalações como Ativo Não Circulante Mantido para Venda.
D) As atuais instalações podem ser classificadas como Ativo Não Circulante Mantido para Venda, pois há um compromisso firme de compra para a transferência futura dessas instalações.


Resolução em texto elaborada pela Profª Yasmin:

1º) O que a questão pede?

Que assinalemos a alternativa que corresponda à classificação contábil em relação da venda das instalações atuais da empresa (prédio sede, móveis e equipamentos), em decorrência da reestruturação. Resumindo, se analisarmos as alternativas, o que questão está exigindo é saber se essas instalações podem ou não ser classificadas como “Ativo Não Circulante Mantido Para Venda” de acordo com a NBC TG 31.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Para resolver, será necessário ter pelo menos um pouco de conhecimento dos critério estabelecidos na “NBC TG 31 (R4) – Ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada”.

De acordo com os itens 6, 7, e 8 da NBC TG 31:

6. A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.
7. Para que esse seja o caso, o ativo ou o grupo de ativos mantido para venda deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser altamente provável.
8. Para que a venda seja altamente provável, o nível hierárquico de gestão apropriado deve estar comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano [...]

Com isso, vemos claramente que a empresa ignorou os termos habituais e costumeiros para a venda de ativos e sua venda não está altamente provável.

Sendo assim, as atuais instalações não podem ser classificadas como “Ativo Não Circulante Mantido para Venda”.

Gabarito: “B”

Baixe aqui a NBC TG 31 (R4) – Ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário