quinta-feira, 9 de agosto de 2018

CRC 01/2018 – Questão nº30 da Prova Branca (nº30 da Prova Verde, nº30 da Prova Amarela e nº30 da Prova Azul) – Controladoria

Considerando que Informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real ou percebido para suas decisões correntes ou prospectivas. Dado é o registro puro, ainda não interpretado, analisado e processado. Comunicação é o processo de transmissão de informação e de compreensão que somente se efetiva mediante uso de símbolos comuns.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A informação deve provocar um retorno satisfatório para os propósitos dos agentes tomadores de decisões, concernentes ao que foi delineado pelo modelo de gestão adotado na organização.
II. A gestão da informação é a principal ferramenta para o controle de todos os recursos que entram que são transformados e saem de uma organização, considerando-a, também, como elemento fundamental para a tomada de decisão.
III. É de caráter secundário que os sistemas de informações sejam integrados aos sistemas gestão empresarial.

Estão corretas as afirmativas

A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.


Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?
Para analisar as afirmativas e identificar a alternativa correta.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Por ser uma questão teórica e totalmente interpretativa, é possível que a minha interpretação tenha considerações diferentes das que vocês fizeram na hora de responder, mas isso não significa que esteja errado. São apenas perspectivas diferentes e isso é completamente normal.

Sobre a Informação, o enunciado nos diz que ela apresenta valor real para as decisões e o item I diz que ela precisa provocar um retorno satisfatório para os tomadores de decisão.

Essas duas afirmativas apresentem uma linha de raciocínio convergente no que se refere à Informação. Portando, consideramos que o item I é VERDADEIRO.

O item II apresenta a importância da gestão da Informação como processo fundamental para a tomada de decisão. Além disso, o item apresenta que a gestão da Informação é a principal ferramenta para o controle de recursos que entram, são transformados e saem da organização. Isso está indo ao encontro do que foi afirmado no item I, por isso consideramos que o item II também é VERDADEIRO.

O item III apresenta como secundária a necessidade dos sistemas de informação integrarem os sistemas de gestão empresarial. Se até agora, consideramos que é importante e essencial ter controle e fazer gestão da informação por influenciar a tomada de decisão, não faz sentido dizer que é secundário que isso faça parte dos sistemas de gestão empresarial. Por isso, consideramos que o item III é FALSO.

Gabarito: “B”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário