sexta-feira, 3 de agosto de 2018

CRC 01/2018 – Questão nº25 da Prova Branca (nº26 da Prova Verde, nº27 da Prova Amarela e nº27 da Prova Azul) – Contabilidade Aplicada ao Setor Público

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, as características qualitativas da informação incluída nos relatórios contábeis de propósito geral são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. Assinale a alternativa correta em relação a uma das características qualitativas da informação.

A) A comparabilidade se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração em diferentes períodos na entidade.
B) A tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão.
C) A compreensibilidade implica que uma informação complexa e de difícil entendimento para usuários com conhecimento técnico e que conhecem as atividades da entidade deve ser excluída dos relatórios contábeis de propósito geral.
D) A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização, ou as decisões que os usuários tomam com base nos relatórios contábeis de propósito geral elaborados para aquele exercício.


Resolução em texto elaborada pela Profª Yasmin:

1º) O que a questão pede?

Que assinalemos a alternativa correta em relação a uma das características qualitativas, de acordo com a “NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público”.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

Trata-se de uma questão teórica, onde temos que conhecer e identificar as características qualitativas da informação, que estão presentes na NBC TSP Estrutura Conceitual.

A NBC TSP Estrutura Conceitual, em capítulo 03, nos traz os conceitos das características qualitativas. Vamos analisar cada alternativa, comparando com o que diz a norma para identificar a alternativa correta.

Letra “A”: A comparabilidade se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração em diferentes períodos na entidade.
Análise: Está incorreta, pois a norma diz que:
“Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.”

Letra “B”: A tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão.
Análise: Está CORRETA, pois a norma diz que:
“Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.”

Letra “C”: A compreensibilidade implica que uma informação complexa e de difícil entendimento para usuários com conhecimento técnico e que conhecem as atividades da entidade deve ser excluída dos relatórios contábeis de propósito geral.
Análise: Está incorreta, pois a norma diz que:
“A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.”

Letra “D”: A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização, ou as decisões que os usuários tomam com base nos relatórios contábeis de propósito geral elaborados para aquele exercício.
Análise: Está incorreta por não se tratar propriamente de uma característica qualitativa. Apesar da informação estar de acordo com a norma, a “materialidade” é um conceito que faz parte da característica da “representação fidedigna”.


Gabarito: “B”

Baixe aqui a NBC TSP Estrutura Conceitual:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário