quinta-feira, 12 de julho de 2018

CRC 01/2018 – Questão nº06 da Prova Branca (nº03 da Prova Verde, nº07 da Prova Amarela e nº05 da Prova Azul) – Contabilidade Geral


Uma academia de ginástica incorreu em gastos internos para o funcionamento de seu website, criado, somente e basicamente, para promoção e publicidade dos serviços que ela tem a oferecer. Estes gastos englobaram:

  • Pagamento de profissionais para fazerem toda a atualização de gráficos e revisão do conteúdo do website à R$ 10.000,00 que saíram do caixa.


Considerando-se apenas as informações apresentadas e a NBC TG 04 (R4) – ATIVO INTANGÍVEL, assinale o lançamento contábil a ser feito pela academia de ginástica para registrar o fato ocorrido.





Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?
Para identificar a alternativa que apresenta o lançamento contábil correto de acordo com a NBC TG 04 – Ativo Intangível.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Essa questão exige o conhecimento de alguns aspectos importantes da NBC TG 04 – Ativo Intangível. Abaixo vou colocar os pontos mais essenciais para a resolução dessa questão, mas como sempre recomendamos aqui, aprofunde o conhecimento neste assunto, pois a banca pode explorar outros aspectos das normas no futuro.

Feitas as devidas considerações, vamos aos conceitos:

“Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física.”

A definição de ativo intangível requer que ele seja identificável.

“12. Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível quando:
(a) for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade; ou

(b) resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independentemente de tais direitos serem transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações.”

A norma apresenta vários itens relacionados a definições de ativos intangíveis e critérios de reconhecimento.

“18. O reconhecimento de um item como ativo intangível exige que a entidade demonstre que ele atende:
(a) a definição de ativo intangível (ver itens 8 a 17); e
(b) os critérios de reconhecimento (ver itens 21 a 23).
Este requerimento é aplicável a custos incorridos inicialmente para adquirir ou gerar internamente um ativo intangível e aos custos incorridos posteriormente para acrescentar algo, substituir parte ou recoloca-lo em condições de uso.”

21. Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
(a) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e
(b) o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

Um website resultante de desenvolvimento deve ser reconhecido como ativo intangível se, e apenas se, além de atender os requerimentos gerais descritos no item 21 para reconhecimento e mensuração inicial, a entidade satisfizer os requerimentos de classificação do ativo de acordo com os itens  52 a 67 da norma.

A entidade pode ter capacidade para satisfazer o requisito de demonstrar de que forma o seu website irá gerar prováveis benefícios econômicos futuros quando, por exemplo, o website tem capacidade para gerar receitas, mas a entidade não pode demonstrar de que forma um website, desenvolvido somente e basicamente para promoção e publicidade dos seus serviços, irá gerar prováveis benefícios econômicos futuros e, assim, todos os gastos com o desenvolvimento de tal website devem ser reconhecidos como despesa no momento em que forem incorridos.

Gabarito: “D”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

NBC TG 04 – Ativo Intangível

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário