sábado, 7 de julho de 2018

CRC 01/2018 – Questão nº02 da Prova Branca (nº05 da Prova Verde, nº08 da Prova Amarela e nº01 da Prova Azul) – Contabilidade Geral


Observe a seguir as representações gráficas da situação patrimonial das empresas Alfa e Beta em dois momentos subsequentes.



Considerando as modificações nos elementos básicos dos balanços patrimoniais representados anteriormente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No momento 2 a empresa Alfa reverteu um passivo contingente que estava anteriormente reconhecido no momento 1.
( ) No momento 2 a empresa Beta realizou uma operação de financiamento para aquisição de novos ativos.
( ) Ao contrário da empresa Alfa, a empresa Beta reduziu significativamente seu endividamento em relação ao Patrimônio Líquido.

A sequência está correta em

A) V, V, F.
B) V, F, V.
C) F, V, F.
D) F, F, V.


Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago:

1º) O que a questão pede?
Para identificar as afirmativas apresentadas como Verdadeiras ou Falsas e então identificar a alternativa que apresente a sequência correta.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Essa é uma questão aborda alguns conceitos básicos de contabilidade e devemos utilizar o raciocínio lógico para interpretar as variações patrimoniais.

Sabemos que toda origem de capital que entra na empresa é registrada no lado do passivo, sendo que o Passivo Circulante e Não Circulante representa o Capital de Terceiros dentro da empresa e o Patrimônio Líquido representa o Capital Próprio.

A destinação desse capital é registrada no lado do Ativo da empresa.

A primeira afirmativa, diz que no momento 1, a empresa Alfa tinha um passivo contingente reconhecido e que esse passivo foi revertido, ou seja, essa obrigação deixou de existir. Porém, o gráfico mostra que o Passivo no momento 2, ficou maior que no momento 1 e por isso essa afirmação é FALSA.

A segunda alternativa, diz que no momento 2 a empresa Beta realizou uma operação de financiamento para aquisição de novos ativos. Nesse caso, o passivo da empresa deveria aumentar, mas o gráfico mostra o contrário e por isso, essa afirmação também é FALSA.

A terceira afirmativa, compara o momento 2 com relação ao momento 1 de cada uma das empresas separadamente e conclui que a empresa Beta reduziu seu endividamento, podemos verificar que o passivo da empresa Beta no momento 2 está bem menor, e o passivo da empresa Alfa no momento 2 aumentou. Com isso, podemos concluir que essa afirmativa é VERDADEIRA.

Com isso, chegamos na sequência F, F, V, que nos leva para a alternativa “D”

Gabarito: “D”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

6 comentários:

  1. Professora nessa questão 02 prova branca, no momento 1, ALFA, reverteu um passivo contigente, no momento 2 o grafico deveria aumentar em relação ao P.Liquido já que houve uma reversão, é por isso que ela é falsa?

    ResponderExcluir
  2. Professora nessa questão 02 prova branca, no momento 1, ALFA, reverteu um passivo contigente, no momento 2 o grafico deveria aumentar em relação ao P.Liquido já que houve uma reversão, é por isso que ela é falsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Niraldo, na verdade é o contrário. A questão indica que no momento 1 havia esse passivo e no momento ele foi revertido. Se foi revertido, o passivo deve diminuir e não aumentar como demonstra o gráfico.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, para essa prova faremos apenas as questões por escrito. Um abraço.

      Excluir
  4. Parabéns pela resolução, me ajudou muito!!

    ResponderExcluir