sexta-feira, 25 de maio de 2018

Questão 48 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Perícia Contábil

Considerando-se o que estabelece a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, é CORRETO afirmar que:

a) Em relação à execução da perícia contábil, o perito-assistente não pode, em nenhuma hipótese, manter contato com o advogado da parte que o contratou.
b) Os peritos não são obrigados a consignar as suas conclusões no final do laudo pericial contábil ou do parecer técnico-contábil, visto que em várias situações o laudo pode ser inconclusivo.
c) Quando se tratar de laudo pericial contábil, assinado em conjunto pelos peritos, a responsabilidade caberá apenas ao perito assistente.
d) Termo de diligência é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados e informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer técnico-contábil.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

1º) O que a questão pede?
Identificar a alternativa que apresente a afirmativa correta de acordo com a NBC TP 01.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Para responder essa questão é necessário que se tenha conhecimento sobre a forma de atuação do perito, seus limites e competências. Logo, é necessário também, que se tenha conhecimento sobre as disposições da NBC TP 01, que estabelece as regras e procedimentos que devem ser observados pelo perito.

Vou correlacionar as afirmativas apresentadas no enunciado da questão com o texto original da Norma para identificarmos a alternativa correta.

Novamente, faço a ressalva para que leiam a NBC TP 01 na íntegra para aprofundar o nível de conhecimento. Esta norma é curta e o texto não é complexo.

O item 7 da Norma, estabelece o seguinte:

“7. O perito-assistente pode, logo após sua contratação, manter contato com o advogado da parte que o contratou, requerendo dossiê completo do processo para conhecimento dos fatos e melhor acompanhamento dos atos processuais no que for pertinente à perícia.”

Logo, a alternativa “A” é FALSA.

O item 49 da Norma, estabelece o seguinte:

“49. Os peritos devem consignar, no final do laudo pericial contábil ou do parecer técnico-contábil, de forma clara e precisa, as suas conclusões.”

Portanto, a alternativa “B”, também, é FALSA.

Sobre a assinatura em conjunto, o item 66 da Norma apresenta o seguinte:

“66. Quando se tratar de laudo pericial contábil, assinado em conjunto pelos peritos, há responsabilidade solidária sobre o referido documento.”

E assim, a alternativa “C”, também, é FALSA.

A alternativa “D” é a CORRETA pois, apresenta o mesmo texto da NBC TP 01 sobre o Termo de Diligência, descrito no item 41 da referida norma

Gabarito: “D”

Resolução em vídeo elaborada pela Prof.ª Yasmin:
...em breve...

Link para a NBC TP 01:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Um comentário: