quarta-feira, 23 de maio de 2018

Questão 46 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Auditoria Contábil

Ao realizar uma auditoria das Demonstrações Contábeis em uma instituição financeira, o auditor verificou a existência de fraude contra o Sistema Financeiro Nacional, praticada por empregados com funções significativas no Controle Interno.

Considerando-se o que estabelece a NBC TA 240 (R1) – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO A FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, assinale a opção CORRETA em relação à comunicação que o auditor deve fazer ao identificar a fraude.

a) O auditor deve comunicar a descoberta da fraude aos responsáveis pela governança apenas, os quais deverão tomar todas as medidas cabíveis para a responsabilização dos fraudadores nos âmbitos administrativo, cível e penal, ficando o auditor, a partir da comunicação, isento de qualquer possibilidade de responsabilização legal.
b) O auditor deve comunicar a descoberta da fraude somente aos fraudadores e aos gestores da empresa, uma vez que essa atitude preserva o princípio do contraditório e da ampla defesa, assegurados constitucionalmente a todos os cidadãos.
c) O auditor deve comunicar a fraude ao Conselho Federal de Contabilidade e discutir com esse órgão a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria necessários para concluir a auditoria.
d) O auditor deve comunicar a fraude às agências reguladoras e de controle, pois, embora o dever profissional do auditor seja o de manter a confidencialidade da informação do cliente, as responsabilidades legais do auditor podem sobrepor-se ao dever de confidencialidade em situações que possam resultar em danos à sociedade.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

1º) O que a questão pede?
Identificar a alternativa que apresente corretamente como o auditor deve fazer a comunicação ao identificar a fraude.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Vou começar dizendo que de acordo com as Normas de Auditoria, a principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança e da administração da empresa.

Os casos que envolvem fraudes são complexos, principalmente no que diz respeito à responsabilidade do auditor em comunicar essa fraude, pois a atuação do auditor vai variar de acordo com a situação em que ele estiver.

Inicialmente, caso o auditor tenha identificado uma fraude, deve comunicar a pessoa de nível apropriado da administração.

Caso os responsáveis pela governança estejam envolvidos na administração, o auditor deve comunicar os responsáveis pela governança.

Nas circunstâncias em que o auditor tiver dúvidas acerca da integridade ou honestidade da administração ou dos responsáveis pela governança, o auditor pode obter assistência jurídica para determinar ações apropriadas.

De acordo com o item A65 da NBC TA 240:

“O dever profissional do auditor de manter a confidencialidade das informações do cliente pode impedir que ele relate a fraude a uma parte fora da entidade cliente. Contudo, a responsabilidade legal do auditor e, em certas circunstâncias, o dever de confidencialidade pode ser passado por cima por estatuto, lei ou tribunais de direito. No Brasil, o auditor de instituição financeira tem o dever de relatar a ocorrência de fraude a autoridades de supervisão. Em outros segmentos o auditor também tem dever de relatar distorções nos casos em que a administração e os responsáveis pela governança deixam de adotar ações corretivas.”

A questão apresenta uma situação de fraude em uma instituição financeira praticada por empregados com funções significativas no Controle Interno.

Nesse caso, das opções apresentadas, a que se demonstra mais apropriada para o auditor, considerando as determinações da Norma e a situação apresentada pelo enunciado da questão é a alternativa “D”

Gabarito: “D”

Resolução em vídeo elaborada pela Prof.ª Yasmin:


Baixe a resolução em PDF no link abaixo:

Link para a NBC TA 240:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário