quinta-feira, 17 de maio de 2018

Questão 42 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Princípios e Normas Brasileiras

Considerando-se apenas o disposto na NBC TG 09 – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO, a distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma:

a) custos com aquisição de matéria-prima de terceiros; insumos adquiridos de terceiros.
b) materiais, energia e outros; serviços de terceiros, comissões líquidas; variação das despesas de comercialização diferidas; perda e recuperação de valores ativos.
c) pessoal e encargos; impostos, taxas e contribuições; juros e aluguéis; juros sobre o capital próprio e dividendos; lucros retidos/prejuízos do exercício.
d) resultado de equivalência patrimonial; receitas financeiras; outras receitas.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

1º) O que a questão pede?
Identificar a alternativa que apresenta a opção correta sobre a distribuição da riqueza, segundo a NBC TG 09.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
A disciplina de Princípios e Normas é a que testa o conhecimento teórico do candidato, por isso, vamos utilizar as próprias Normas como base para a resolução dessas questões.

Para responder essa questão, era necessário conhecer o item 30 da NBC TG 09, que resumidamente, dispõe que a riqueza obtida deve ser apresentada de forma detalhada de acordo com os seguintes componentes:

- Pessoal, incluindo, Remuneração direta, benefícios e FGTS;
- Impostos, taxas e Contribuições, incluindo as esferas Federal, Estadual e Municipal. Alguns exemplos de tributos são o INSS, IRPJ, CSLL, IPVA, ISS, IPTU etc.
- Remuneração de capitais de terceiros, que inclui valores pagos de aluguéis, royalties, franquias, direitos autorais etc.
- Remuneração de capitais próprios, incluindo, Juros sobre capital próprio, dividendos, lucros retidos e prejuízos do exercício.

Esse é apenas um resumo do que consta na NBC e por isso, recomendo que façam a leitura deste item na própria Norma para a verificação de outros detalhes e aprofundamento dos estudos.

Com isso, é possível identificar que a única alternativa que apresenta os itens de distribuição de riquezas da DVA é a alternativa “C”

Gabarito: “C”

Link para a NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado

Resolução em vídeo elaborada pela Prof.ª Yasmin:


Baixe a resolução em PDF no link abaixo:
Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário