segunda-feira, 14 de maio de 2018

Questão 40 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Princípios e Normas Brasileiras

Com relação à obrigatoriedade de apresentação da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, de acordo com a NBC TG 26 (R4) – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, NBC TG 1000 (R1) – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS e ITG 1000 – MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. A NBC TG 26 (R4) estabelece que a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados integra o conjunto completo das Demonstrações Financeiras.
II. A ITG 1000 estabelece que a entidade deve elaborar obrigatoriamente a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, juntamente com o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social.
III. A NBC TG 1000 (R1) estabelece que a entidade pode apresentar uma única Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados no lugar da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, se as únicas alterações no Patrimônio Líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de distribuição de lucro, de correção de erros de períodos anteriores e de mudanças de políticas contábeis.

A sequência CORRETA é:

a) F, F, V.
b) F, V, V.
c) V, F, F.
d) V, V, F.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

1º) O que a questão pede?
Para julgar os itens apresentados e assinalar a opção CORRETA.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
A disciplina de Princípios e Normas é a que testa o conhecimento teórico do candidato, por isso, vamos utilizar as próprias Normas como base para a resolução dessas questões.

O item 10 da NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, apresenta o seguinte:

“10. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
(a) balanço patrimonial ao final do período;
(b) demonstração do resultado do período;
(ba) demonstração do resultado abrangente do período;
(c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
(d) demonstração dos fluxos de caixa do período;
(da) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
(e) notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;
(ea) informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A;
(f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a
40D.”

Para aprofundamento de estudo desse tema, recomendo que façam a leitura, também, dos itens 38, 38A e 40A até o 40D.

Com o trecho acima, concluímos que o item “I” é FALSO.

A ITG 1000 estabelece o seguinte:

“26. A entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. Quando houver necessidade, a entidade deve elaborá-los em períodos intermediários.
27. A elaboração do conjunto completo das Demonstrações Contábeis, incluindo além das previstas no item 26, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Resultado Abrangente e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, apesar de não serem obrigatórias para as entidades alcançadas por esta Interpretação, é estimulada pelo Conselho Federal de Contabilidade.”

E por isso, o item “II” também é FALSO.

Já a NBC TG 1000, em seu item 3.18 estabelece o seguinte:

“3.18 Se as únicas alterações no patrimônio líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de distribuição de lucro, de correção de erros de períodos anteriores e de mudanças de políticas contábeis, a entidade pode apresentar uma única demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados no lugar da demonstração do resultado abrangente e da demonstração das mutações do patrimônio líquido.”

O item “III” é VERDADEIRO.

Abaixo, o link para as resoluções contidas nessa resolução para aprofundamento dos estudos.

Gabarito: “A”

Link para a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis

Link para a NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas

Link para a ITG 1000 – Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte

Resolução em vídeo elaborada pela Prof.ª Yasmin:



Baixe a resolução em PDF no link abaixo:
Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário