segunda-feira, 16 de abril de 2018

Questão 37 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Teoria da Contabilidade


De acordo com o que define a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, em relação às características qualitativas de melhoria das informações contábeis, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Comparabilidade permite que os diferentes usuários das informações contábeis identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
b) A Verificabilidade indica que a entidade deve fornecer informações exclusivas aos diferentes usuários da informação contábil, de acordo com os seus interesses.
c) Compreensibilidade consiste em classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão tornando-a compreensível.
d) Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

1º) O que a questão pede?
Para identificar qual alternativa apresenta uma afirmação INCORRETA quanto às características qualitativas de melhoria, de acordo com a NBNC TG Estrutura Conceitual.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Vamos utilizar, novamente, como base o capítulo 3 da NBC TG – ESTRUTURA CONCEITUAL que descreve as características qualitativas de melhoria da informação contábil-financeira útil.

Recomendo que aprofunde os estudos verificando na íntegra o que a NBC TG Estrutura Conceitual define sobre as características qualitativas da informação contábil-financeira, uma vez que esse sempre foi um tema recorrente nas provas da FBC.

Aqui, utilizaremos a NBC apenas para embasar nossa explicação sobre as alternativas apresentadas.

A alternativa “A” apresenta uma afirmação que trata sobre a comparabilidade. Vejamos o que a NBC TG Estrutura Conceitual define:

“QC21. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens.”

O grifo é meu, para mostrar que a alternativa apresenta o mesmo texto da NBC e, portanto, a “A” está CORRETA.

A alternativa “B” apresenta uma afirmação sobre a verificabilidade. Na NBC, essa característica é tratada nos itens QC26 a QC28.

De forma resumida, o que a NBC define sobre a verificabilidade é que ela ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar, que a verificação pode ser direta e indireta e que pode não ser possível verificar algumas explicações e alguma informação contábil-financeira sobre o futuro até que o período futuro seja totalmente alcançado.

A NBC, no entanto, não indica que as informações fornecidas aos usuários devem ser exclusivas e de acordo com os seus interesses. Portanto a alternativa “B” está INCORRETA.

A alternativa “C” apresenta uma afirmação sobre a Compreensibilidade, que pode ser verificada no item QC30 da NBC e que apresenta exatamente a mesma redação, portanto a alternativa “C” está CORRETA.

A alternativa “D” apresenta uma afirmação sobre a Tempestividade, que pode ser verificada no item QC29 da NBC e que também apresenta exatamente a mesma redação, portanto a alternativa “D” também está CORRETA.

Gabarito: “B”

Link para a NBC TG Estrutura Conceitual:


Resolução em vídeo elaborada pela Prof.ª Yasmin:
...em breve...

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário