segunda-feira, 9 de abril de 2018

Questão 36 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Teoria da Contabilidade


A NBC TG – ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBILFINANCEIRO, ao dispor sobre as características qualitativas da informação contábil-financeira útil, estabelece que, para a informação contábil-financeira ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.
Com relação a essas características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. A informação contábil-financeira relevante é apenas aquela cujo montante monetário é elevado.
II. Informação contábil-financeira relevante apresenta valor preditivo, confirmatório ou ambos.
III. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: ser completa, neutra e livre de erro.

A sequência CORRETA é:

a) F, V, V.
b) F, F, V.
c) V, F, F.
d) V, V, F.

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

1º) O que a questão pede?
Para julgar os itens apresentados em verdadeiros ou falso e, então, assinalar a alternativa correta.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Vamos utilizar como base o capítulo 3 da NBC TG – ESTRUTURA CONCEITUAL que descreve as características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil.

O item I do enunciado, trouxe uma afirmação sobre a relevância, na qual, apenas uma informação cujo montante monetário é elevado pode ser considerada relevante.

Antes mesmo de buscarmos a definição trazida pela NBC, se analisarmos essa afirmação com calma, podemos perceber que ela é um tanto quanto genérica, pois um montante “elevado” é relativo. Apenas com essa reflexão, já conseguimos identificar que o primeiro item é FALSO, mas vejamos o que está descrito na NBC.

“QC6. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua experiência por outras fontes.”

A afirmação apresentada no item II é VERDADEIRA, pois apresenta um texto quase idêntico ao da NBC.

“QC7. A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.”

Apenas por esses dois itens, já é possível identificar a alternativa correta, mas vou expor abaixo o texto da NBC que descreve a representação fidedigna, apresentado pelo item III da questão.

“QC12. Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.”

Com isso, temos que o item III é VERDADEIRO e, portanto, a sequência correta é “Falso, Verdadeiro, Verdadeiro”.

Gabarito: “A”

Resolução em vídeo elaborada pela Prof.ª Yasmin:



Baixe a resolução em PDF no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário