segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Questão 21 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Contabilidade Geral

A Lei n.º 6.404/76 estabelece que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados discriminará:

I. o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
II. as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e
III. as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

Considerando-se o que dispõe a Lei n.º 6.404/76, no que se refere à Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do Capital Social e poderá ser incluída na Demonstração do Valor Adicionado, se elaborada e publicada pela companhia.
b) A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados poderá indicar o montante do dividendo por ação do Capital Social e deverá ser incluída na Demonstração de Resultado do período, a ser elaborada e publicada pela companhia.
c) Na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, como ajustes de exercícios anteriores, serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.
d) Na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, como ajustes de exercícios anteriores, serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de avaliação de ativos, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, desde que possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

Gabarito: “C”

Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

1º) O que a questão pede?
Para identificar a alternativa que apresente corretamente as informações que devem ser apresentadas na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Outra questão que exigiu do candidato o conhecimento da Lei 6.404/76.

O enunciado do exercício começa descrevendo o Art. 186 da Lei 6.404/76.

Além desses 3 incisos, o Art. 186 ainda possui dois parágrafos que dizem o seguinte:

“§1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

§2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.”

A alternativa “A” está quase igual ao §2º, com a diferença de que ela afirma poder ser incluída na Demonstração do Valor Adicionado. Portanto, alternativa falsa.

A alternativa “B” segue a mesma linha da anterior, mas dessa vez afirma poder ser incluída na Demonstração do Resultado do período. Alternativa falta, também.

A alternativa “C” está exatamente igual ao §1º da Lei e, portanto, é a alternativa correta.

A alternativa “D” é parecida com o §1º, afirmando que as retificações de erros podem ser atribuídas a fatos subsequentes. Portanto, alternativa falsa.

Resolução em vídeo elaborada pela Prof.ª Yasmin:


Baixe a resolução em PDF no link abaixo:
PDF_Questão_21_CRC_02/2017_Prova_de_Bacharel  

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário