terça-feira, 10 de outubro de 2017

Questão 01 – CRC 02/2017 – Prova Bacharel – Teoria da Contabilidade

De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.

Considerando-se essa afirmativa, julgue os itens relativos aos ativos, passivos e ao patrimônio líquido como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
II. Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
III. Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

A sequência CORRETA é:

a) F, F, V.
b) F, V, F.
c) V, V, V.
d) V, F, F.

Resolução em texto elaborada pelo Profº Thiago Chaim.

1º) O que a questão pede?
Para assinalar a alternativa correta de acordo com as informações apresentadas nos itens I, II e III.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Questão puramente teórica e onde temos de resolver analisando conforme a NBC TG Estrutura Conceitual.

O item 4.4 da NBC TG Estrutura Conceitual Apresenta os conceitos de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, da seguinte forma:

(a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
(b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
(c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos

Só de analisar esse trecho da Norma, já podemos verificar que a alternativa correta da questão é a “C”. Porém, vamos aproveitar o momento de estudo e nos aprofundar um pouco mais nesses conceitos.

Os ativos, descritos no item I, estão conceituados nos itens 4.8 a 4.14 da Norma.

Basicamente, o ativo precisa ser controlado pela entidade, pois em alguns casos, como o de arrendamento mercantil por exemplo, a propriedade não precisa pertencer à entidade que utiliza o terreno, apenas o fato de controlar e utilizar o terreno de forma que atenda às suas operações, já é o suficiente para reconhecer como um ativo.

As entidades obtém seus ativos por meio de compra ou produção, por exemplo, isso quer dizer que eles são reconhecidos como um ativo da empresa resultantes de eventos passados.

Obviamente, a entidade não obtém esses ativos à toa. Ela espera que deles resultem benefícios econômicos. Por isso, podemos dizer que da compra ou produção de algum bem, hoje, é esperado que gere um retorno financeiro futuro.

Sendo assim, o item I é VERDADEIRO.

Os Passivos, descritos no item II, estão conceituados nos itens 4.15 a 4.19 da Norma.

A obrigação presente é a característica essencial para um passivo existir.

Obrigação, de acordo com a NBC, é um dever ou responsabilidade de agir ou desempenhar uma dada tarefa de certa maneira. A obrigação normalmente surge somente quando um ativo é entregue ou a entidade ingressa em acordo irrevogável para adquirir o ativo.

Para liquidar um passivo, geralmente, a entidade precisa fazer uso de algum recurso que gere benefícios econômicos, podendo ser de diversas maneiras, como por exemplo:

(a) pagamento em caixa;
(b) transferência de outros ativos;
(c) prestação de serviços;
(d) substituição da obrigação por outra; ou
(e) conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.  A obrigação pode também ser extinta por outros meios, tais como pela renúncia do credor ou pela perda dos seus direitos.

Sendo assim, o item II também é VERDADEIRO.

O Patrimônio Líquido, descrito no item III, está conceituado nos itens 4.20 a 4.23 da Norma.

Apesar de ser definido como residual, o Patrimônio Líquido possui subclassificações, como por exemplo, os recursos aportados pelos sócios, reservas e/ou ajustes. Essas subclassificações podem ser exigidas por estatuto ou por Lei, dependendo do tipo de entidade.

Gabarito: “C”

Resolução em vídeo elaborada pela Profª Yasmin:


Baixe a resolução em PDF no link abaixo:

Gabarito: “C”

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Participe do nosso grupo no Facebook!
Se inscreva no nosso canal no Youtube!
Compartilhe com os amigos!

Deus abençoe!
Grande abraço!
Bons estudos!

3 comentários:

  1. PROFESSORA QUANDO VIRA A QUESTÃO NR. 2

    ResponderExcluir
  2. Entendi, as questões da prova 2017/02 estão sendo disponibilizadas paulatinamente.
    Muito obrigado professora Yasmin. Pela sua generosidade
    Fernando Molarinho.

    ResponderExcluir