terça-feira, 27 de junho de 2017

Questão 47 – CRC 01/2017 – Prova de Bacharel – Perícia Contábil

De acordo com a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, no que tange ao trabalho pericial, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito do juízo estabelece a metodologia dos procedimentos periciais a serem aplicados, elaborando-o a partir do conhecimento do objeto da perícia.
II. O laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil são documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho.
III. Indagação é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados e informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer técnico-contábil.

A sequência CORRETA é:

a) V, V, F.
b) V, F, V.
c) F, V, F.
d) F, F, V.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Que assinala a alternativa CORRETA, julgando os itens em relação ao trabalho pericial, conforme a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Trata-se de uma questão bem teórica mesmo sobre o trabalho pericial, onde teremos que analisar item por item para saber se está de acordo com a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL.

Análise do Item I: É verdadeiro! O planejamento é o início de tudo, pois antes de começar os trabalhos periciais, o perito precisa se planejar para isso. Conforme o item 30 da NBC TP 01:

“30. O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito do juízo estabelece a metodologia dos procedimentos periciais a serem aplicados, elaborando-o a partir do conhecimento do objeto da perícia.”

Análise do Item II: É verdadeiro! Conforme o item 48 da NBC TP 01:

“48. O laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil são documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho.”


Análise do Item III: É falso! Se pararmos para analisar que a palavra indagação vem do verbo “indagar”, que significa “questionar”, “perguntar”, “investigar”, logo, já perceberíamos que a descrição desse item não condiz com o verbo. Conforme o item 19 da NBC TP 01:

“19. A indagação é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia.”

Sendo assim, a sequência CORRETA é V, V, F.

Gabarito: “A”

Acesse e leia a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL na íntegra, clicando no link:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário