sexta-feira, 23 de junho de 2017

Questão 45 – CRC 01/2017 – Prova Bacharel – Auditoria Contábil

De acordo com a NBC TA 530 – AMOSTRAGEM EM AUDITORIA, em relação ao efeito de alguns fatores no tamanho da amostra para testes de detalhes, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, maior deve ser o tamanho da amostra.
II. Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.
III. Quanto menor for a distorção tolerável, maior precisa ser o tamanho da amostra.

A sequência CORRETA é:

a) F, F, F.
b) F, V, V.
c) V, F, F.
d) V, V, V.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Identificar a sequência correta dos itens apresentados.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
As questões de Auditoria, quase sempre, envolvem muita interpretação de texto. Vamos analisar cada um dos itens apresentados e definir se são Verdadeiros ou Falsos.

A interpretação que temos de fazer sobre o item I é que se o auditor confia nos outros procedimentos, significa que ele pode diminuir o critério de segurança da amostragem e, portanto, menor pode ser o tamanho da amostra.

Se compararmos esse raciocínio com a afirmação do item I veremos que ele é Falso.

O raciocínio do item II é de que o auditor já espera encontrar um valor alto de distorção e sabendo disso, ele deve aumentar o tamanho da amostra.

Esse raciocínio é Verdadeiro.

O item III está falando que a distorção tolerável é muito pequena e que para conseguir identificar essa distorção, o auditor precisa aumentar o tamanho da amostra.

Esse item também é Verdadeiro.

Gabarito: “B”

NBC TA 530 para aprofundamento e referência: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1222.pdf

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário