quinta-feira, 15 de junho de 2017

Questão 40 – CRC 01/2017 – Prova Bacharel – Legislação e Ética Profissional

Considerando-se a NBC PG 100 – APLICAÇÃO GERAL AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE sobre os princípios éticos, julgue as atitudes do Profissional da Contabilidade como adequadas ou inadequadas nas situações hipotéticas apresentadas e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Um Profissional da Contabilidade com mais de trinta anos de experiência foi convidado pelo Sindicato dos Funcionários de uma empresa a emitir parecer a respeito da situação econômico-financeira dessa empresa. Após análise das Demonstrações Contábeis, o profissional constatou que a empresa apresenta fortes indícios de descontinuidade. Mas, por conhecer a empresa e manter laços de amizade com seus administradores, atestou, em seu parecer, que a empresa irá manter-se em operação por um futuro previsível.

II. Um Profissional da Contabilidade, ao executar uma assessoria para recuperação de uma empresa, obteve informações sobre o processo de fabricação de um produto com baixíssima rentabilidade. Um especialista no produto, que tem intenção de instalar uma outra indústria, perguntou sobre o segredo do processo de fabricação. O Profissional da Contabilidade se recusou a compartilhar tal informação, bloqueou qualquer contato do especialista, mas compartilhou as informações, sobre o produto e sobre o especialista, com outros amigos contadores.

Considerando-se as situações hipotéticas apresentadas e os princípios éticos constantes na NBC PG 100 – APLICAÇÃO GERAL AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE, a atitude do Profissional da Contabilidade foi:

a) adequada na situação 2 e inadequada na situação 1.
b) adequada nas situações 1 e 2.
c) inadequada nas situações 1 e 2.
d) inadequada na situação 2 e adequada na situação 1.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Identificar a alternativa que apresenta a afirmação correta quanto ao comportamento do profissional de contabilidade nas situações hipotéticas.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
A NBC PG 100 define cinco princípios éticos que devem ser cumpridos pelos profissionais de contabilidade, sendo eles Integridade, Objetividade, Competência Profissional, Sigilo Profissional e Comportamento Profissional.

Vou detalhar apenas os princípios necessários para resolver essa questão, mas vou deixar o link da NBC ao final para que possam ter contato e se aprofundar mais nesse assunto.

Segundo o princípio da Objetividade, o profissional de contabilidade não deve permitir que comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros afetem o julgamento profissional ou de negócio.

Sabendo isso, já podemos concluir que o comportamento apresentado no item “I” é inadequado.

Sobre o princípio do Sigilo Profissional, o profissional de contabilidade deve respeitar o sigilo das informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais e, portanto, não divulgar nenhuma dessas informações a terceiros, a menos que haja algum direito ou dever legal ou profissional de divulgação, nem usar as informações para obtenção de vantagem pessoal pelo profissional da contabilidade ou por terceiros.

Com essa definição, podemos concluir que o comportamento apresentado no item “II” também é inadequado.

Gabarito: “C”

NBC PG 100 em PDF para referência e estudo:

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário