segunda-feira, 12 de junho de 2017

Questão 37 – CRC 01/2017 – Prova de Bacharel – Princípios e Normas Brasileiras

Como parte de suas operações regulares do dia a dia que envolvem controle de pragas na agricultura, uma Sociedade Empresária reuniu informações suficientes para a construção de uma base de dados.

Os custos relacionados à obtenção dos dados não puderam ser segregados das operações regulares, de forma que fossem identificados.

Ainda que esses dados precisem ser classificados e organizados sistemicamente para formar, de fato, uma base de dados, estima-se com confiabilidade que seu desenvolvimento em modelo estruturado proporcionará benefício econômico futuro da ordem de R$20.000.000,00, já trazidos a valor presente.

Considerando-se apenas as informações apresentadas e de acordo com a NBC TG 04 (R3) – ATIVO INTANGÍVEL, acerca dos gastos relacionados à obtenção dos dados elencados é CORRETO afirmar que:

a) a base de dados deve ser reconhecida, de imediato, como ativo intangível, pelo valor de R$20.000.000,00, cuja estimativa é confiável.
b) nenhum ativo intangível deve ser reconhecido até esse momento; os gastos anteriores devem ser tratados como despesa.
c) somente poderá ser reconhecido o ativo intangível pela Sociedade Empresária que possui, até então, os dados, caso haja proposta de aquisição de controle da entidade que se configure como combinação de negócios, ainda que esta não se efetive.
d) um ativo intangível será reconhecido pela Sociedade Empresária que reuniu os dados, se houver mercado ativo para a comercialização da base de dados, com compradores e vendedores dispostos a negociar, e se os preços forem públicos e conhecidos.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Que assinalemos a opção CORRETA, quanto ao reconhecimento do Ativo Intangível, conforme NBC TG 04.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Trata-se de outra questão teórica, em que para marcarmos a alternativa correta, se faz necessário conhecer o que diz a NBC TG 04 sobre reconhecimento de Ativos Intangíveis.

De uma forma bem resumida, a NBC TG 04 nos informa que para se reconhecer gastos como ativo intangível, devem ser: identificáveis, controlados e geradores de benefícios econômicos futuros. Além disso, deve ser reconhecido apenas se for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade e o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

Nesse enunciado, logo de cara já menciona que os custos não “puderam ser segregados das operações regulares, de forma que fossem identificados”. Já percebemos rapidamente que não poderiam ser reconhecidos como Ativo Intangível, pois a primeira premissa básica é de que possa ser identificável. Sendo assim, já nem compensaria analisar o restante das informações, pois já chegamos à conclusão de que devemos reconhecer como uma despesa.

Gabarito: “B”

Acesse e leia a NBC TG 04 (R3) – ATIVO INTANGÍVEL na íntegra, clicando no link:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

4 comentários:

  1. Olá Profª Yasmim !

    Então, gosto bastante de suas explicações. Já venho acompanhando há algum tempo e me ajudam a tirar várias dúvidas.

    Mas na explicação dessa questão, ficou muito vago, apesar de ter sido bastante claro. Mas o que faltou foi a explicação das alternativas falsas, porque que elas são falsas.

    Ressalto que o meu comentário, não passa apenas de uma mera opinião de melhoria nas explicações das questões.


    Sucesso para todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Concordo com a colega, fiquei na dúvida pq, apesar de dizer que o custo não foi segregado, há estimativa confiável, fiquei com dúvida nessa questão.

      Obrigada pelas explicações, conteúdo excelente!!

      Excluir
    2. Olá Lana e Michelle. A NBC estabelece 3 condições para o reconhecimento de gastos como Ativo Intangível, é preciso que eles sejam:
      1. Identificáveis;
      2. Controlados; E
      3. Geradores de benefícios econômicos futuros.

      Aqui, faço uma ressalva para a condição "E" que significa que essas 3 condições devem acontecer.

      O enunciado, logo de cara, informa que os gastos não são identificáveis e assim, elimina qualquer possibilidade de reconhecimento no ativo.
      Logo, todas as alternativas são falsas, com exceção da B, pois apresentam alguma condição ou possibilidade de reconhecimento no ativo.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir