sexta-feira, 9 de junho de 2017

Questão 36 – CRC 01/2017 – Prova de Bacharel – Teoria da Contabilidade

De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, as Características Qualitativas da informação Contábil-Financeira Útil se dividem em Qualitativas Fundamentais e Qualitativas de Melhoria.

Considerando-se o exposto, é CORRETO afirmar que:

a) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.
b) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Materialidade, a Relevância, a Representação Fidedigna, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.
c) a Materialidade, a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.
d) a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Que assinalemos a opção CORRETA, mediante entendimento das Características Qualitativas da informação Contábil-Financeira, conforme a NBC TG Estrutura Conceitual.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Trata-se de uma questão teórica e puramente conceitual. Para marcarmos a alternativa correta, se faz necessário conhecer o que diz a NBC TG Estrutura Conceitual sobre isso. E lá mostra o seguinte:

“Divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira em:
(a) características qualitativas fundamentais (relevância e representação fidedigna), as mais críticas; e
(b) características qualitativas de melhoria (comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis.”

Tendo em mente de que as características fundamentais são apenas duas (relevância e representação fidedigna) e que o restante (o que eu chamo de as 4 “dade”, pois são: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade) são de melhoria, vamos riscar/eliminar o que não condiz:

Alternativa (a): a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil. (x)

Alternativa (b): a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Materialidade, a Relevância, a Representação Fidedigna, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil. (x)

Alternativa (c): a Materialidade, a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil. (x)

Alternativa (d): a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil. (CORRETA)

Gabarito: “D”

Acesse e leia a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL na íntegra, clicando no link:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

3 comentários:

  1. Boaaa :) gostei dos 4 "dade" realmente assim fica mais fácil identificar. As que são as Características Qualitativas Fundamentais, são as que não terminarem em "dade"

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas explicações, são bem melhores do que as dos professores :) Obrigada.

    ResponderExcluir