sexta-feira, 9 de junho de 2017

Questão 36 – CRC 01/2017 – Prova de Bacharel – Teoria da Contabilidade

De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, as Características Qualitativas da informação Contábil-Financeira Útil se dividem em Qualitativas Fundamentais e Qualitativas de Melhoria.

Considerando-se o exposto, é CORRETO afirmar que:

a) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.
b) a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Materialidade, a Relevância, a Representação Fidedigna, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.
c) a Materialidade, a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil.
d) a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Que assinalemos a opção CORRETA, mediante entendimento das Características Qualitativas da informação Contábil-Financeira, conforme a NBC TG Estrutura Conceitual.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Trata-se de uma questão teórica e puramente conceitual. Para marcarmos a alternativa correta, se faz necessário conhecer o que diz a NBC TG Estrutura Conceitual sobre isso. E lá mostra o seguinte:

“Divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira em:
(a) características qualitativas fundamentais (relevância e representação fidedigna), as mais críticas; e
(b) características qualitativas de melhoria (comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis.”

Tendo em mente de que as características fundamentais são apenas duas (relevância e representação fidedigna) e que o restante (o que eu chamo de as 4 “dade”, pois são: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade) são de melhoria, vamos riscar/eliminar o que não condiz:

Alternativa (a): a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil. (x)

Alternativa (b): a Comparabilidade, a Compreensibilidade, a Materialidade, a Relevância, a Representação Fidedigna, a Tempestividade e a Verificabilidade representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil. (x)

Alternativa (c): a Materialidade, a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas de Melhoria da informação contábil. (x)

Alternativa (d): a Relevância e a Representação Fidedigna representam Características Qualitativas Fundamentais da Informação Contábil-Financeira Útil. (CORRETA)

Gabarito: “D”

Acesse e leia a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL na íntegra, clicando no link:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Um comentário:

  1. Boaaa :) gostei dos 4 "dade" realmente assim fica mais fácil identificar. As que são as Características Qualitativas Fundamentais, são as que não terminarem em "dade"

    ResponderExcluir