quinta-feira, 27 de abril de 2017

Questão 06 – CRC 01/2017 – Prova Bacharel – Contabilidade Geral

Em relação ao conteúdo obrigatório das Notas Explicativas, conforme estabelecido nas Normas Brasileiras de Contabilidade, é CORRETO afirmar que:

a) a divulgação em nota explicativa é suficiente para a correção de erro material com efeito claramente definido, ocorrido na mensuração de um ativo no exercício anterior.
b) as notas explicativas devem ser apresentadas de forma sistemática e devem apresentar o conteúdo do parecer de auditores independentes.
c) uma Sociedade Empresária que revende mercadorias deve divulgar nas Notas Explicativas a relação das mercadorias negociadas pela empresa.
d) uma Sociedade Empresária que revende mercadorias deve divulgar nas Notas Explicativas as políticas contábeis adotadas na mensuração dos estoques.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Que assinale a alternativa CORRETA sobre as Notas Explicativas.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Trata-se de uma questão teórica e puramente conceitual. Para marcarmos a alternativa correta, teremos que analisar alternativa por alternativa e fazer a escolha por eliminação.

Antes de tudo temos que ter em mente que “Notas Explicativas” é uma Demonstração Contábil, onde ocorre a complementação de informações que “explicam” as demais demonstrações e fatos ocorridos na empresa.

Apesar de a questão não mencionar qual a norma que regulamenta as Notas Explicativas, podemos ver os conceitos na “NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis”.

E a norma que trata de sobre divulgação de erros é a “NBC TG 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro”.

Com isso, vamos então para a análise:

“a) a divulgação em nota explicativa é suficiente para a correção de erro material com efeito claramente definido, ocorrido na mensuração de um ativo no exercício anterior.”
Análise: está INCORRETA, pois o erro material na mensuração deve ser corrigido nos registros contábeis, consequentemente em todas as demonstrações contábeis, não somente nas Notas Explicativas. Veja o que diz o item 41 da NBC TG 23:
“Erros podem ocorrer no registro, na mensuração, na apresentação ou na divulgação de elementos de demonstrações contábeis. As demonstrações contábeis não estarão em conformidade com as normas, interpretações e comunicados técnicos deste CFC se contiverem erros materiais ou erros imateriais cometidos intencionalmente para alcançar determinada apresentação da posição patrimonial e financeira, do desempenho ou dos fluxos de caixa da entidade. Os potenciais erros do período corrente descobertos nesse período devem ser corrigidos antes de as demonstrações contábeis serem autorizadas para publicação. [...]”

“b) as notas explicativas devem ser apresentadas de forma sistemática e devem apresentar o conteúdo do parecer de auditores independentes.”
Análise: está INCORRETA, pois o parecer de auditores independentes é um relatório a parte. Segundo o item 113 da NBC TG 26:
“113.     As notas devem ser apresentadas, tanto quanto seja praticável, de forma sistemática. Cada item das demonstrações contábeis deve ter referência cruzada com a respectiva informação apresentada nas notas explicativas.”

“c) uma Sociedade Empresária que revende mercadorias deve divulgar nas Notas Explicativas a relação das mercadorias negociadas pela empresa.”
Análise: está INCORRETA, pois a relação de mercadorias negociadas pela empresa já foi registrado na contabilidade da empresa, alimentando as outras demonstrações contábeis, como por exemplo o Balanço, a DRE, a DFC e etc. Logo, não faz sentido repetir essas informações nas Notas Explicativas, pois segundo o item 112 da NBC TG 26:
“112.     As notas explicativas devem:
(a) apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas de acordo com os itens 117 a 124;
(b) divulgar a informação requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis; e 
(c) prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis,       mas que seja relevante para sua compreensão.

“d) uma Sociedade Empresária que revende mercadorias deve divulgar nas Notas Explicativas as políticas contábeis adotadas na mensuração dos estoques.”
Análise: essa é a CORRETA, pois segundo o item 117 da NBC TG 26:
“A entidade deve divulgar no resumo de políticas contábeis significativas:
(a) a base (ou bases) de mensuração utilizada(s) na elaboração das demonstrações contábeis; e
(b) outras políticas contábeis utilizadas que sejam relevantes para a compreensão das demonstrações contábeis.”

Gabarito: “D”

Se você ainda tem dificuldades com as Demonstrações Contábeis, sugiro que assista à Palestra onde resumo e explano sobre todas as Demonstrações Contábeis, no link abaixo:

Para baixar a NBC TG 26, clique no link abaixo:

Para baixar a NBC TG 23, clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Um comentário: