sexta-feira, 10 de março de 2017

Questão 50 – CRC 02/2016 – Prova Bacharel – Português

Leia com atenção o texto a seguir. A questão de número 50 refere-se a ele.
(Parte I : clique na imagem para ampliar)

(Parte II : clique na imagem para ampliar)

A tese defendida no texto está explicitada no trecho:

a) “Historicamente, a interface social do setor empresarial, um dos tripés da sustentabilidade, foi tratada como filantropia ou investimento social privado, como algo quase que independente do negócio principal da empresa. Até as décadas de 1990 e 2000, a relação da empresa com a sociedade era feita por meio de fundações empresariais ou parcerias com ONGs, sob a missão de “devolver” seu valor à sociedade.” (linhas 15 a 20)
b) “Entretanto, tem ficado cada vez mais clara a importância de se adotar uma estratégia de negócio que esteja verdadeiramente vinculada às populações por ela afetadas, com retorno financeiro, mas também com o retorno social e ambiental das suas ações.” (linhas 21 a 24)
c) “Ou a empresa consegue enquadrar sua atuação perante a sociedade ao que é de fato seu impacto social ou sua atuação social vai ficar cada vez mais esvaziada, tornando-se apenas um apêndice. Em tempos de crise, o apêndice é o primeiro a ser cortado.” (linhas 25 a 29)
d) “Todos os negócios deveriam ter um propósito social que fosse além do retorno financeiro, e mensurar o impacto social é fundamental para avançarmos em direção de um mundo mais sustentável e, portanto, mais justo. Esse conceito, ainda que incipiente, deixa claro que os negócios que não adotarem essas práticas vão perder competitividade. É preciso acreditar no valor além do lucro.” (linhas 53 a 58)

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Para assinalar a alternativa apresenta o trecho principal da tese defendida no texto.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Em primeiro lugar, temos que sempre ter em mente que o tema principal do texto abordado é o “Impacto social e o valor além do lucro”.

O segundo ponto importante, é saber que existem elementos textuais definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio na NBR 14724:2011 que especifica os princípios gerais para a elaboração de teses, dissertações e outros, visando a apresentação.

Os elementos textuais que compõem a estrutura principal do trabalho são:

Introdução – parte inicial do texto, onde deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

Desenvolvimento – Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto, podendo dividir-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema.

Conclusão – Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos, explicitando os resultados finais, considerados relevantes.

No texto da prova, a Introdução é apresentada nas linhas 01 até 14, o desenvolvimento vai da linha 15 até a 52 e a conclusão vai da 53 até a 58.

A questão está pedindo para assinalar a alternativa que expõe a parte principal da tese, ou seja, sabemos que vai ser algum trecho compreendido entre as linhas 15 até a 52, pois é o trecho que compreende o desenvolvimento do texto.

Seguindo essa linha de raciocínio, já podemos eliminar a alternativa “D”, pois ela apresenta um trecho da conclusão do texto.

Agora, precisamos identificar, dentre as 3 alternativas restantes, qual delas está explicitando a tese principal do texto e nesse momento precisamos nos recordar que o assunto principal é o “Impacto social e o valor além do lucro”.

A alternativa “A” apresenta fatos históricos e como era a relação das empresas com a sociedade, que era sempre feito por meio de ONGs ou parcerias. Esse trecho não aborda nada relacionado com o lucro da empresa e o impacto dela na sociedade.

A alternativa “B” já apresenta a importância de se ter uma estratégia vinculada com as populações afetadas, com retorno financeiro, social e ambiental das suas ações. Totalmente de acordo com o tema principal.

A alternativa “C” apresenta uma possível consequência caso as empresas não adotem a estratégia apresentada no trecho anterior. Em outras palavras, é possível que a empresa não sobreviva ao mercado.

Gabarito: “B”

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

3 comentários:

  1. Boa Tarde!
    Professora, estou com uma dúvida. Na prova de 02/2016, marquei a letra Da é acertei, conforme gabarito.

    Desde já, Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpas, favor, tornar pergunta sem efeito.

      Excluir
  2. Boa Tarde!
    Professora, estou com uma dúvida. Na prova de 02/2016, marquei a letra Da é acertei, conforme gabarito.

    Desde já, Obrigada.

    ResponderExcluir