sexta-feira, 3 de março de 2017

Questão 45 – CRC 02/2016 – Prova Bacharel – Auditoria

Um auditor realizou trabalhos de auditoria contábil e obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente.

Detectou, todavia, que a entidade auditada não houvera conduzido os testes para determinação do Valor Realizável Líquido em seus Estoques, de acordo com o determinado pela NBC TG 16 (R1) – ESTOQUES.

Apesar de seus questionamentos, os referidos testes seguiram sem realização. A sua análise o conduziu a concluir que a distorção é relevante, mas não generalizada nas Demonstrações Contábeis.

Quanto aos demais itens examinados, concluiu que, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa, bem como o desempenho consolidado de suas operações e os seus fluxos de caixa consolidados para o exercício findo estavam de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as Normas Internacionais de Relatório Financeiro – IFRS emitidas pelo International Accounting Standards Board – IASB.

Diante apenas das informações apresentadas e de acordo com a NBC TA 700 – FORMAÇÃO DA OPINIÃO E EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS e com a NBC TA 705 – MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE, deve o auditor:

a) expressar uma opinião não modificada.
b) expressar uma opinião com ressalva.
c) expressar uma opinião adversa.
d) abster-se de expressar uma opinião.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Para assinalar a alternativa que apresente o que o Auditor deve fazer com relação à sua opinião.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Para responder essa questão é preciso saber os conceitos de opinião não modificada, com ressalva, adversa e abstenção de opinião. Vamos ver o que as NBC TA 700 e 705 definem:

“O auditor deve expressar uma opinião não modificada quando concluir que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando:
(a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
(b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

O auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.”

Se prestar bastante atenção, vai ver que existem algumas palavras-chave que ajudam a identificar a diferença entre os tipos de opinião. Veja só:

Tipo de opinião
Condição
Não modificada
As demonstrações estão de acordo com a estrutura de relatório financeiro em todos os aspectos relevantes.
Com ressalva
Distorções relevantes, mas NÃO generalizadas.
Adversa
Obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente e as distorções são relevantes e generalizadas
Abstenção de opinião
NÃO obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente e as distorções poderiam ser relevantes e generalizadas.

Agora, analisando o enunciado do exercício, é possível verificar que o auditor: obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente, a entidade não conduziu os testes de acordo com a NBC TG 16, a distorção é relevante, mas não generalizada.

Comparando com o quadro-resumo que acabamos de construir, podemos concluir que o auditor irá emitir uma opinião com ressalva.

Gabarito: “B”

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário