segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Questão 41 – CRC 02/2016 – Prova Bacharel – Princípios e Normas

De acordo com a Resolução CFC n.º 750/93 – PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE, assinale a alternativa CORRETA.

a) O Princípio da Competência determina que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que, efetivamente, ocorrerem os recebimentos ou pagamentos respectivos, de acordo com o regime de caixa, sendo lançadas as despesas mediante o pagamento dos gastos e a receita mediante o recebimento de entradas em caixa.
b) O Princípio da Continuidade pressupõe que a entidade deverá existir durante o prazo em que o Ativo for superior ao Passivo e terá seu patrimônio contabilizado a Custo Corrente.
c) O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
d) O Princípio da Prudência determina a adoção entre duas ou mais hipóteses de realização possível de um item, e deve ser utilizada aquela que representar um maior Ativo ou um menor Passivo.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Que assinalemos a alternativa CORRETA.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Teremos que analisar alternativa por alternativa, até encontramos a correta.

Vamos então para a análise:

“a) O Princípio da Competência determina que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que, efetivamente, ocorrerem os recebimentos ou pagamentos respectivos, de acordo com o regime de caixa, sendo lançadas as despesas mediante o pagamento dos gastos e a receita mediante o recebimento de entradas em caixa.”
Análise: Está INCORRETA, pois o Princípio da Competência é quando reconhecemos as receitas e despesas, INDEPENDENTEMENTE de ocorrerem os recebimentos ou pagamentos. A descrição dessa alternativa é sobre o Regime de Caixa e não sobre o Regime de Competência.

“b) O Princípio da Continuidade pressupõe que a entidade deverá existir durante o prazo em que o Ativo for superior ao Passivo e terá seu patrimônio contabilizado a Custo Corrente.”
Análise: Está INCORRETA, pois o Princípio da Continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro (continuamente), ou seja, ninguém abre uma empresa pensando em fechá-la.

“c) O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.”
Análise: Está CORRETA, pois o Princípio da Oportunidade trata sobre as informações de maneira íntegra tempestiva.

“d) O Princípio da Prudência determina a adoção entre duas ou mais hipóteses de realização possível de um item, e deve ser utilizada aquela que representar um maior Ativo ou um menor Passivo.”
Análise: Está INCORRETA, pois o Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

Gabarito: “C”

Vale a pena estudar os Princípios de Contabilidade e ficar bem afiado, pois são questões que sempre caem no exame. Para isso, baixe a Resolução 750/93 no link abaixo:

E se quiser, pode assistir à aula de revisão também, no link:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário