quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Questão 38 – CRC 02/2016 – Prova Bacharel – Teoria da Contabilidade

Uma Sociedade Empresária mensura suas propriedades para investimento ao Valor Justo, tal como previsto pela NBC TG 28 (R3) – PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO, mas deixou de apresentar, em sua nota de conciliação dos valores contábeis da Propriedade de Investimento no início e no fim do período, o item “ganhos ou perdas líquidas provenientes de ajustes de valor justo”.

Essa omissão restringiu a capacidade analítica do usuário e, entre outras perdas de qualidade, prejudicou o valor confirmatório.

De acordo com o disposto pela NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, o valor confirmatório é uma das marcas da característica qualitativa da:

a) Materialidade.
b) Relevância.
c) Representação Fidedigna.
d) Tempestividade.

Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Para assinalar a alternativa que representa a característica qualitativa na qual o valor confirmatório está inserido.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Mais uma questão puramente teórica, e para resolver é necessário que se tenha uma boa noção do conteúdo da NBC TG 00 – Estrutura Conceitual.

Essa NBC apresenta características qualitativas fundamentais que são:
- Relevância
- Representação fidedigna

E as características qualitativas de melhoria que são:
- Comparabilidade
- Verificabilidade
- Tempestividade
- Compreensibilidade

Esse assunto é bastante explorado pelas questões do exame, principalmente as características qualitativas fundamentais. Então, vale a pena investir um pouco mais do tempo de estudo teórico para aprender ou revisar esses tópicos.

Copio abaixo o trecho da NBC que precisamos saber para responder essa questão:
“Relevância
QC6. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.
QC7. A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
QC8. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se ...
QC9. A informação contábil-financeira tem valor confirmatório se retroalimentar – servir de feedback – avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).

Fazendo essa leitura da NBC, podemos verificar que a Relevância considera que a informação contábil tenha valor preditivo ou valor confirmatório. E por isso, é a alternativa correta para essa questão

Gabarito: “B”

Link da NBC TG 00 – Estrutura Conceitual para aprofundar os estudos: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1374.pdf

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

2 comentários: