segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Questão 31 – CRC 02/2016 – Prova Bacharel – Controladoria

Um coordenador de manutenção, desejoso por verificar a qualidade dos serviços de sua equipe, desenvolveu alguns indicadores de desempenho, entre os quais o Indicador de Retrabalho – IR.

Os serviços realizados por sua equipe não envolvem a aplicação de material, e todas as reclamações apresentadas pelos seus exigentes clientes são analisadas pelo coordenador técnico.

Em caso de reclamação procedente, os custos de retrabalho são cobertos integralmente pela entidade, que refaz o trabalho já realizado anteriormente, sem custas para o cliente.

O Indicador de Retrabalho – IR, segundo o coordenador, deve ser interpretado de acordo com a lógica representada pela figura a seguir:
(clique na imagem para ampliar)
A quantidade de serviços refeitos em um período corrente, mas referente a um período anterior, é imaterial e não necessita, segundo análise do coordenador, de segregação. Esses casos são acatados como do próprio período em análise.

Considerando-se apenas as informações apresentadas, assinale, entre as fórmulas abaixo, aquela que corresponde a uma medição para o Indicador de Retrabalho – IR mencionado, cuja unidade de medida seja porcentagem dos serviços refeitos em relação ao total de serviços realizados no mesmo período.
(clique na imagem para ampliar)
Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Indicar a fórmula correta para calcular o Índice de Retrabalho em porcentagem, levando em consideração os serviços refeitos em relação ao total de serviços realizados no mesmo período.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Mais uma questão simples, apesar do enunciado comprido. Pra resolver essa questão, bastava analisar as alternativas, mas aqui vou utilizar números hipotéticos para tentar ilustrar o porquê da fórmula.

Vamos supor que essa empresa tenha realizado 50 serviços no período. Desses serviços, 10 precisaram ser refeitos.

Para conseguir mensurar a dimensão desses 10 serviços refeitos dentro de um universo total de 50 serviços, precisamos dividir o primeiro pelo segundo e então teremos:
10 / 50 = 0,20

Esse número que encontramos, é uma fração do total e para transformar essa fração em percentual, ou “por CEM tagem”, basta multiplicarmos por 100, então:
0,20 * 100 = 20% (vinte por cento)

Significa que a cada 100 serviços prestados, 20 são refeitos.
Agora, vamos comparar a fórmula que usamos com as alternativas:
IR = (10 / 50) * 100, será o mesmo que dizer:
IR = Serviços Refeitos / Serviços Prestados x 100

Gabarito: “A”

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário