quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Questão 19 – CRC 02/2016 – Prova de Bacharel – Contabilidade Geral

Em 15.8.2016, uma Sociedade Empresária comprou mercadorias para revenda, no valor de R$156.000,00, para pagamento em 31.8.2016. No valor de R$156.000,00, está incluído o ICMS recuperável calculado à alíquota de 17%.

A empresa adota o Regime de Incidência Cumulativo de PIS e Cofins, com as alíquotas de 0,65% e 3%, respectivamente.

Considerando-se as informações apresentadas, assinale a opção que apresenta o lançamento contábil CORRETO dessa operação.
(clique na imagem para ampliar)
 Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
O lançamento contábil da compra de mercadorias para revenda.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Essa questão é muito parecida com a anterior, mas além de saber o conceito de Débito e Crédito, era preciso saber também o conceito de Cumulatividade e Não Cumulatividade.

A forma que utilizei para memorizar a diferença entre esses dois conceitos foi inverter a posição do “Não”, ou seja, o regime Cumulativo NÃO tem direito ao Crédito na compra e dedução na venda (também conhecido por “Não Recuperável”). Já o regime Não Cumulativo permite o Crédito na compra e dedução na venda (também conhecido por “Recuperável”).

Com isso em mente, basta analisar as alternativas:

A alternativa “A” está CORRETA, pois do valor total, deduz-se a parcela de ICMS recuperável e o restante vai para o estoque e a contrapartida é a conta de Fornecedores, pois a compra foi feita a prazo.

A alternativa “B” está INCORRETA, pois mesmo que o candidato tivesse dificuldade em discernir a diferença entre Cumulativo e Não Cumulativo, era só observar que o ICMS foi deixado de lado e o exercício menciona que ele é recuperável.

A alternativa “C” está INCORRETA, pois o exercício menciona que tanto o PIS quanto o COFINS são cumulativos e não faz sentido realizar o lançamento apenas do PIS.

A alternativa “D” está INCORRETA, o lançamento demonstrado nessa alternativa poderia causar confusão e induzir ao erro. Mas agora, você já sabe que o regime Cumulativo NÃO recupera e o regime NÃO Cumulativo recupera.

Gabarito: “A”

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso! 
Profª Yasmin

Um comentário: