sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Questão 15 – CRC 02/2016 – Prova de Bacharel – Contabilidade Geral

Uma Sociedade Empresária apresentava, em 31.12.2014, os seguintes saldos nas contas do Patrimônio Líquido: 
(clique na imagem para ampliar)
No ano de 2015, os seguintes eventos afetaram os saldos das contas do Patrimônio Líquido:
(clique na imagem para ampliar)
Considerando-se os dados apresentados, assinale a opção CORRETA que apresenta a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido compatível com os eventos ocorridos entre 1º.1.2015 e 31.12.2015.
(clique na imagem para ampliar)
Passo-a-passo da resolução em texto:

1º) O que a questão pede?
Que informemos a alternativa que apresenta a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido compatível com os eventos ocorridos.

2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?
Vamos analisar as alternativas que foram apresentadas, levando em consideração os eventos e os saldos das contas apresentados no enunciado e as seguintes observações:
I) Sabemos que a conta Capital a Integralizar é redutora da conta Capital Subscrito, então na hora de montar a DMPL podemos consolidar o saldo dessas duas contas.
II) É importante saber que as contas “Reserva para Contingências” e “Reserva Legal” são Reservas de Lucro, pois possuem destinação específica e o capital utilizado nessas contas é proveniente da apropriação do lucro da empresa.
III) Com relação aos eventos, é preciso analisar se eles possuem partida ou contrapartida no Patrimônio Líquido.
IV) De todos os eventos que foram apresentados, o único que não afeta o Patrimônio Líquido é a Destinação do lucro para Dividendos Obrigatórios, pois essa conta é uma obrigação da empresa para com os sócios e por isso é uma conta do Passivo.

Tendo isso em mente, vamos analisar as alternativas:
  • A alternativa “a” apresenta uma coluna com Reservas de Capital e como falamos há pouco, as Reservas mencionadas são de Lucro, portanto, essa alternativa está INCORRETA.
  • A alternativa “b” também apresenta uma coluna com Reservas de Capital e, portanto, também está INCORRETA.
  • A alternativa “c” está CORRETA, pois apresenta o saldo consolidado das contas de Capital Subscrito e a Integralizar, os saldos e os eventos ocorridos nas contas de Reservas de Lucro também aparecem consolidados, e o Lucro do Exercício aparece com as respectivas destinações.
  • A alternativa “d” apresenta uma coluna de Dividendos Obrigatórios e sabemos que essa conta não afeta o Patrimônio Líquido, mas o Passivo. Portanto, INCORRETA.

Gabarito: “C”

Resolução elaborada pelo colaborador Thiago Chaim.

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

5 comentários: