terça-feira, 4 de outubro de 2016

Questão 47 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Perícia Contábil

Com base na NBC TP 01 – Perícia Contábil, julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O perito, enquanto estiver de posse do processo ou de documentos, deve zelar por sua guarda e segurança e ser diligente.
II. Para a execução da perícia contábil, o perito deve ater-se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada.
III. Mediante termo de diligência, o perito deve solicitar por escrito todos os documentos e informações relacionados ao objeto da perícia, fixando o prazo para entrega.
IV. A eventual recusa no atendimento a diligências solicitadas ou qualquer dificuldade na execução do trabalho pericial deve ser comunicada, com a devida comprovação ou justificativa, ao juízo, quando se tratar de perícia judicial; ou à parte contratante, no caso de perícia extrajudicial.

Estão CORRETOS os itens:
a) III e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I, II e IV, apenas.

Resolução em texto:

Para acertar essa questão é necessário ter um pouco de conhecimento na NBC TP 01 – Perícia Contábil, mas é bastante simples e dá até para responder com bom senso, caso você não tenha conhecimento da referida norma.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para assinalarmos a alternativa CORRETA.

Item “I”: É Verdadeiro (V)! O perito deve ser responsável e cuidado com todos os documentos que lhe são confiados.  (Item 8 da NBC TP 01 – Perícia Contábil)

Item “II”: É Verdadeiro (V)! O perito deve ater-se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada. (Item 9 da NBC TP 01 – Perícia Contábil)

Item “III”: É Verdadeiro (V)! O perito deve solicitar por escrito todos os documentos e informações relacionados ao objeto da perícia, fixando o prazo para entrega. (Item 10 da NBC TP 01 – Perícia Contábil)

Item “IV”: É Verdadeiro (V)! Pois a eventual recusa no atendimento a diligências solicitadas ou qualquer dificuldade na execução do trabalho pericial deve ser comunicada, com a devida comprovação ou justificativa, ao juízo, quando se tratar de perícia judicial; ou à parte contratante, no caso de perícia extrajudicial. (Item 11 da NBC TP 01 – Perícia Contábil)

Sendo assim, todos os itens estão CORRETOS: I, II, III e IV! Alternativa da letra “C”.

Acesse e leia a NBC TP 01 – Perícia Contábil na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário