quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Questão 45 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Auditoria Contábil

De acordo com a NBC TA 500 – Evidência de Auditoria, assinale a afirmação INCORRETA:

a) A suficiência e a adequação da evidência de auditoria não estão interrelacionadas. No entanto, a obtenção de mais evidência de auditoria compensa a sua má qualidade.
b) Adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte e pela sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que é obtida.
c) Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e outras informações.
d) Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.

Resolução em texto:

Para acertar essa questão é necessário ter conhecimento nas normas de auditoria, principalmente nesse caso na NBC TA 500 – Evidência de Auditoria.

Vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada alternativa para assinalarmos a INCORRETA.

Letra “a”: Está INCORRETA! Pois a adequação da evidência de auditoria estão SIM inter-relacionadas e a mais evidência NÃO compensa a má qualidade. Veja na NBC TA 500, no item A4:
     “A4.        A suficiência e adequação da evidência de auditoria estão inter-relacionadas. A suficiência é a medida da quantidade de evidência de auditoria. A quantidade da evidência de auditoria necessária é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção (quanto mais elevados os riscos avaliados, maior a probabilidade de que seja exigida mais evidência de auditoria) e também pela qualidade de tal evidência de auditoria (quanto maior a qualidade, menos evidência pode ser exigida). A obtenção de mais evidência de auditoria, porém, não compensa a sua má qualidade.”

Letra “b”: Está correta! Conforme item A5 da NBC TA 500:

     “A5.        Adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte e sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que é obtida.”

Letra “c”: Está correta! Conforme item 5 (c) da NBC TA 500:

     “5 [...]
     (c)    Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.”

Letra “d”: Está correta! Conforme item 5 (c) da NBC TA 500:

     “A18.      Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. [...]”

Sendo assim, a INCORRETA é a alternativa da letra “A”!

Acesse e leia a NBC TA 500 na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário