quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Questão 44 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Auditoria Contábil

De acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, quanto à definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Em auditoria, é permitida somente a amostragem de proporção estatística ou censo.
II. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas a essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem.
III. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido.

A sequência CORRETA é:
a) F, V, F.
b) F, V, V.
c) V, F, V.
d) V, V, V.

Resolução em texto:

Para acertar essa questão é necessário ter conhecimento nas normas de auditoria, principalmente nesse caso na NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria.

Vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para assinalarmos a alternativa CORRETA.

Item “I”: É FALSO (F)! Pois a NBC TA 530 não limita aos dois tipos de amostragem no enunciado, conforme item 4 e 5 da norma:

“4. O objetivo do auditor, ao usar a amostragem em auditoria, é o de proporcionar uma base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada.
5. [...]
Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.”

Item “II”: É VERDADEIRO (V)! Conforme item A5 da NBC TA 530:

“A5.      Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas com essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem. Ao cumprir com as exigências do item 8 da NBC TA 500, quando definir a amostragem em auditoria, o auditor executa os procedimentos de auditoria para obter evidência de que a população da qual a amostra de auditoria foi extraída está completa.”

Item “III”: É VERDADEIRO (V)! Conforme item A10 da NBC TA 530:

“A10.    O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.”

Sendo assim, a sequência correta é: F, V e V! Alternativa da letra “B”.

Acesse e leia a NBC TA 530 na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário