terça-feira, 27 de setembro de 2016

Questão 43 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Auditoria Contábil

Com base nas Normas Brasileiras de Auditoria, em relação à concordância com os termos de trabalho de Auditoria e as condições prévias para uma auditoria, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O auditor independente deve determinar se a estrutura de relatório financeiro a ser aplicada na elaboração das demonstrações contábeis é aceitável.
II. O auditor independente deve obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo, quando relevante, sua adequada apresentação.
III. O auditor independente deve obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade pelo controle interno que a administração determinou como necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
a) II e III, apenas.
b) I, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.

Resolução em texto:

Para acertar essa questão é necessário ter conhecimento nas normas de auditoria, principalmente nesse caso na NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria.

Vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para assinalarmos a alternativa CORRETA.

Item “I”: Está CORRETO! Conforme item 6.a da NBC TA 210:

“6. Para determinar se existem as condições prévias a um trabalho de auditoria, o auditor independente deve:
(a) determinar se a estrutura de relatório financeiro a ser aplicada na elaboração das demonstrações contábeis é aceitável (ver itens A2 a A10) [...]”

Item “II”: Está CORRETO! Conforme item 6.b (i) da NBC TA 210:

“6. [...]
(b) obter a concordância da administração de que ela reconhece e entende sua responsabilidade (ver itens A11 a A14 e A20):
(i)   pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo, quando relevante, sua adequada apresentação (ver item A15); [...]”

Item “III”: Está CORRETO! Conforme item 6.b (ii) da NBC TA 210:

"6.    [...]
(b) [...]
(ii) pelo controle interno que a administração determinou como necessário para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorções relevantes, independentemente se causadas por fraude ou erro (ver itens A16 a A19); e... [...]”

Sendo assim, todos os itens estão CORRETOS: I, II e III! Alternativa da letra “D”.

Acesse e leia a NBC TA 210 na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Um comentário:

  1. Boa tarde
    uma pequena correção voce colocou duas vezes o item 2 onde o correto seria item 3. mas só tenho agradecer pois está me ajudando muito no estudo principalmente pela forma simples i direta com que explana seus argumentos .obrigado por sua disponibilidade em nos auxiliar.

    ResponderExcluir