quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Questão 42 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Legislação e Ética Profissional

De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC e as Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os procedimentos hipotéticos a seguir e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. As demonstrações contábeis da Sociedade Empresária foram elaboradas de acordo com o que foi definido entre o profissional de contabilidade e os gestores da sociedade. Assim, em decorrência dessas definições, as receitas foram reconhecidas quando recebidas e as despesas, quando pagas. Para efeito da elaboração do Balanço Patrimonial de 31.12.2014, o custo das mercadorias vendidas e entregues, provenientes das receitas não recebidas, foram transferidas da conta de estoque para contas a receber.

II. Um Contador identificou e apresentou em seu relatório de auditoria, dirigido aos gestores de uma Sociedade Empresária objeto desta auditoria, diversos equívocos cometidos por um colega Contador na aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, na elaboração das demonstrações contábeis.

III. Um profissional de contabilidade foi contratado para dar parecer sobre o procedimento contábil a ser adotado no reconhecimento de um determinado ativo. Reconhecendo que o parecer poderia ser útil para outros profissionais, o Contador resolveu publicá-lo em revista técnica, em seu nome, omitindo no relatório qualquer dado que remetesse à consulente.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) procedimento(s):

a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II e III, apenas.
d) II, apenas.

Resolução em texto:

Conforme já mencionei na questão anterior, com bom senso conseguimos facilmente ganhar pontos nessas questões de ética, pois são questões simples e fácil. Mas, também será muito bom que se tenha noção a respeito do Código de Ética, afinal, ele possui poucas páginas e é de fácil entendimento.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para assinalarmos a alternativa CORRETA em relação aos procedimentos.

Item “I”: Esse procedimento está INCORRETO, pois o profissional de Contabilidade deve contabilizar os fatos e elaborar as Demonstrações conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade, e não conforme o que pedem os gestores, ferindo princípios e normas.

Item “II”: Está CORRETO! Afinal, seria muita negligência esconder tais equívocos por parte do auditor. Deve-se apontar em relatório, conforme o objeto da auditoria.

Item “III”: Está CORRETO! Todo o procedimento está correto, preservando e auxiliando todas as partes interessadas.

Sendo assim, os item corretos são o “II” e “III”, apenas! Alternativa da letra “C”.

Acesse e leia o Código de Ética atualizado na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário