quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Questão 41 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Legislação e Ética Profissional

Um profissional de contabilidade A foi contratado por uma empresa para a execução de um trabalho contábil especializado. Por tratar-se de um trabalho extenso, repassou, com a anuência por escrito do cliente, a maior parte dos serviços a um colega de profissão B, de reconhecida competência naquela especialidade.
No ano seguinte, em virtude de um problema relevante ocorrido no trabalho realizado, o cliente cobrou a responsabilidade técnica do profissional A por ele contratado, o qual negou sua responsabilidade, alegando que os trabalhos foram realizados pelo seu colega B, conforme documentos elaborados e assinados pelo profissional terceirizado.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, a atitude do contador contatado pela empresa foi:

a) correta, pois a maior parte do trabalho foi realizada por outro profissional.
b) correta, pois há documentos que comprovam que o trabalho foi realizado por outro profissional.
c) incorreta, pois ele não poderia repassar os serviços para outro profissional.
d) incorreta, pois mesmo repassando o trabalho, a responsabilidade técnica continua sendo sua.

Resolução em texto:

Com bom senso, conseguimos facilmente ganhar pontos nessas questões de ética, pois são questões simples e fácil. Mas, também será muito bom que se tenha noção a respeito do Código de Ética, afinal, ele possui poucas páginas e é de fácil entendimento.

Nessa questão, o problema não está em o profissional “A” repassar o serviço para o profissional “B”, isto é perfeitamente normal. O problema é o profissional “A” não querer se responsabilizar por esse serviço repassado ao profissional “B”, aqui é que está o erro ou atitude incorreta, pois mesmo repassando o trabalho, a responsabilidade técnica continua sendo sua.

Conforme o código de ética, em seu 7º artigo, diz o seguinte:
“Art. 7º O Profissional da Contabilidade poderá transferir o contrato de serviços a seu cargo a outro profissional, com a anuência do cliente, sempre por escrito, de acordo com as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Parágrafo único. O Profissional da Contabilidade poderá transferir parcialmente a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional, mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica.”

Sendo assim, a alternativa em relação à atitude desse profissional, é a letra “D”.

Acesse e leia o Código de Ética atualizado na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso!
Profª Yasmin

Um comentário:

  1. Caso a questão fosse "Um profissional de contabilidade A foi contratado por uma empresa para a execução de um trabalho contábil especializado. Por tratar-se de um trabalho extenso, repassou, com a anuência por escrito do cliente, a maior parte dos serviços a um colega de profissão B, de reconhecida competência naquela especialidade" sem a parte da responsabilidade técnica, a atitude do contador A estaria CORRETA OU INCORRETA?

    ResponderExcluir