terça-feira, 13 de setembro de 2016

Questão 37 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Teoria da Contabilidade

De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
a) as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
b) a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
c) as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
d) a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.

Resolução em texto:

Para começar a resolver essa questão, fique atento ao que se pede, pois aqui pede-se a alternativa INCORRETA e não o que está correto. Então, muita atenção para isso! Ok?!

Para acertar essa questão é necessário ter um pouco de conhecimento na NBC TG Estrutura Conceitual, em relação às características qualitativas fundamentais e de melhorias, pois aqui nessa questão, na alternativa INCORRETA, eles misturam esses conceitos.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada alternativa para encontrarmos a INCORRETA.

Letra “a”: Está INCORRETA, pois na norma, a definição das características qualitativas fundamentais são:
“QC5.    As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.”

*OBS: nessa alternativa, eles misturaram com o conceito das características qualitativas de melhoria. Veja:
“QC19.  Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade.”

Letra “b”: Está correta, pois está certinha com a norma.
“QC6.    Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.”

Letra “c”: Está correta, pois certinha com a norma.
“QC19.  Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.”

Letra “d”: Está correta, pois certinha com a norma.
“QC7.    A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
QC8.      A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados. A informação contábil-financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo. A informação contábil-financeira com valor preditivo é empregada pelos usuários ao fazerem suas próprias predições.”

Sendo assim, a alternativa que está INCORRETA é a letra “a”.

Acesse e leia a NBC TG Estrutura Conceitual na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso! 
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário