segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Questão 36 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Teoria da Contabilidade

De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no que se refere à posição patrimonial e financeira, assinale a opção INCORRETA.

a) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
b) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da própria entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
c) Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
d) Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil que resultam em diminuições do Patrimônio Líquido e que estão relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.

Resolução em texto:

Para começar a resolver essa questão, fique atento ao que se pede, pois aqui pede-se a alternativa INCORRETA e não o que está correto. Então, muita atenção para isso! Ok?!

Para acertar essa questão é necessário ter um pouco de conhecimento na NBC TG Estrutura Conceitual, em relação às definições dos elementos patrimoniais e financeiros.

Bom, lá na NBC TG Estrutura Conceitual, no item 4.4 diz o seguinte:

“4.4.     Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:
(a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
(b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
(c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.”

E lá no item 4.25, trata das receitas:

“4.25.   Os elementos de receitas e despesas são definidos como segue:
(a) receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais;
(b) despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.”

Analisando e julgando cada alternativa para encontrarmos a sequência INCORRETA, pudemos perceber que.

Letra “a”: Está correta, pois a definição de Ativo está certinha com a norma.

Letra “b”: Está correta, pois a definição de Passivo está certinha com a norma.

Letra “c”: Está correta, pois a definição de PL está certinha com a norma.

Letra “d”: Está INCORRETA, pois as receitas resultam um aumento no PL e não uma diminuição como consta no enunciado da questão.

Sendo assim, a alternativa que está INCORRETA é a letra “d”.

Acesse e leia a NBC TG Estrutura Conceitual na íntegra! Clique no link abaixo:

Acesse outras questões resolvidas no link abaixo:

Deus abençoe!
Muito sucesso! 
Profª Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário