terça-feira, 9 de agosto de 2016

Questão 17 - CRC 01/2016 - Prova de Bacharel – Contabilidade Geral

De acordo com o que estabelece a NBC TG 26 (R3) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, julgue as afirmações abaixo sobre Notas Explicativas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Notas Explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As Notas Explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.
II. A entidade não pode retificar políticas contábeis inadequadas por meio da divulgação das políticas contábeis utilizadas ou por meio de Notas Explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa.
III A entidade cujas Demonstrações Contábeis estão, na maior parte dos requisitos, em conformidade com as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade deve declarar de forma explícita e sem reservas essa conformidade nas Notas Explicativas. Entende-se como atendida a maior parte dos requisitos quando setenta e cinco por cento das rubricas do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício estão de acordo com as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade.

A sequência CORRETA é:

a) F, F, V.
b) F, V, F.
c) V, F, V.
d) V, V, F.

Resolução em texto:

Bom, para resolver essa questão é necessário ter um pouco de conhecimento em Notas Explicativas, conforme a NBC TG 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para assinalarmos a alternativa CORRETA.

Item “I”: Notas Explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As Notas Explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

Está CORRETO, pois essa é a função das NEs mesmo, lá NBC TG 26, lá em seu item 112, diz o seguinte:
    
     “112. As notas explicativas devem:
(a)         apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas de acordo com os itens 117 a 124;
(b)         divulgar a informação requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis; e 
(c)         prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.”

Item “II”: A entidade não pode retificar políticas contábeis inadequadas por meio da divulgação das políticas contábeis utilizadas ou por meio de Notas Explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa.

Está CORRETO, pois para retificação é necessário seguir os procedimentos de outra norma (a NBC TG 23), no item 18 na NBC TG 26 diz o seguinte:

“18. A entidade não pode retificar políticas contábeis inadequadas por meio da divulgação das políticas contábeis utilizadas ou por meio de notas explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa.”

Item “III”: A entidade cujas Demonstrações Contábeis estão, na maior parte dos requisitos, em conformidade com as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade deve declarar de forma explícita e sem reservas essa conformidade nas Notas Explicativas. Entende-se como atendida a maior parte dos requisitos quando setenta e cinco por cento das rubricas do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício estão de acordo com as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade.

Está INCORRETO, pois as Demonstrações têm que estar 100% de acordo com as normas e não 75%, no item 16 na NBC TG 26 diz o seguinte:

“16. A entidade cujas demonstrações contábeis estão em conformidade com as normas, interpretações e comunicados técnicos do CFC deve declarar de forma explícita e sem reservas essa conformidade nas notas explicativas. A entidade não deve afirmar que suas demonstrações contábeis estão de acordo com essas normas, interpretações e comunicados técnicos a menos que cumpra todos os seus requisitos.”

Sendo assim, a sequência correta é V, V, F.

Resposta: letra “D”!

Acesse e leia a NBC TG 26 na íntegra! Clique no link abaixo:

Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço pelo carinho e participação! Profª Yasmin

      Excluir
  2. é a primeira vez que estou estudando para o crc. e estou muito grata, pois suas explicações não deixa nada a desejar. muito bom mesmo...

    ResponderExcluir