sábado, 21 de maio de 2016

Questão 48 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel – Língua Portuguesa

Texto das Questões 48, 49 e 50 de Língua Portuguesa:

(clique na imagem para ampliar)
48. Com base no texto, é INCORRETO afirmar que:

a) o Brasil é único nos índices de inflação.
b) a economia pode ser compreendida por meio da analogia com a vida no mar.
c) expressões como “segurar as pontas” (l. 14) e “não deu outra” (l. 27) são comuns na linguagem informal, típicas de situações coloquiais de comunicação.
d) as metáforas “O dinheiro é a ração da economia.” (l. 5), “souberam manter o peixinho da economia saudável.” (l. 9) e “o peixe da economia acabou sufocado” (l. 15-16) são exemplos de linguagem figurada.

Resolução em texto:

Bom, para resolver essa questão é necessário saber interpretar o texto. Então, vamos lá no analisando cada alternativa para encontrarmos a alternativa INCORRETA de maneira fundamentada.

Alternativa “a”: o Brasil é único nos índices de inflação.
Está CORRETA, pois o texto inicia dizendo:
“Os romanos vivem a primeira hiperinflação da história. Os alemães batem a marca de 1.000% ao mês. Os húngaros, a de 1.000.000%. Mesmo assim, só existe um Pelé no mundo da inflação: o Brasil.”
Ou seja, inflação como a nossa não há, somos únicos!

Alternativa “b”: a economia pode ser compreendida por meio da analogia com a vida no mar.
Está INCORRETA, pois o texto faz uma analogia com um aquário de um peixe só e não com a vida no mar. Veja:
“A economia é burra. Ou, pelo menos, mais simples do que parece. Tão simples quanto um aquário de um peixe só.”

Alternativa “c”: expressões como “segurar as pontas” (l. 14) e “não deu outra” (l. 27) são comuns na linguagem informal, típicas de situações coloquiais de comunicação.
Está CORRETA, pois se você for lá no texto e ler essas linhas 14 e 27 verá o contexto coloquial da situação, ou seja, não formal.
A expressão “segurar as pontas”, de maneira formal, significa que souberam lidar com o problema, e a expressão “não deu outra” tem sentido de consequência, ou seja, o resultado não seria diferente.

Alternativa “d”: as metáforas “O dinheiro é a ração da economia.” (l. 5), “souberam manter o peixinho da economia saudável.” (l. 9) e “o peixe da economia acabou sufocado” (l. 15-16) são exemplos de linguagem figurada.
Está CORRETA, pois linguagem figurada é aquela pela qual uma palavra exprime uma ideia recorrendo a outros termos, apelando assim a uma semelhança, seja esta real ou imaginária (Fonte: site Conceito).

Sendo assim, a alternativa que está INCORRETA é a letra “B”.

Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário