quinta-feira, 19 de maio de 2016

Questão 46 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel – Auditoria Contábil

De acordo com a NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria, analise os requisitos apresentados nos itens abaixo, quanto à obrigatoriedade de sua inclusão na carta de contratação de auditoria, e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Objetivo e alcance da auditoria das demonstrações contábeis.
II. Identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis.
III. Referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor, e uma declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferentes do esperado.
IV. As responsabilidades do auditor e as responsabilidades da administração, quanto ao trabalho de auditoria.

Devem ser incluídos na carta de contratação de auditoria os requisitos apresentados nos itens:

a) I e II, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.

Resolução em texto:

Bom, para resolver essa questão é necessário ter conhecimento na NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria, com foco na obrigatoriedade do que se inclui na carta de contratação de auditoria. Esse assunto é tratado no item 10 da referida norma.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para encontrarmos a alternativa CORRETA de forma fundamentada

Item “I”: Objetivo e alcance da auditoria das demonstrações contábeis.
Está CORRETO, pois lá na NBC TA 210, no seu item 10, diz o seguinte:
“10. (...)os termos do trabalho de auditoria estabelecidos devem ser formalizados na carta de contratação de auditoria (...)
(a) o objetivo e o alcance da auditoria das demonstrações contábeis;”

Item “II”: Identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis.
Está CORRETO, pois lá na NBC TA 210, no seu item 10, diz o seguinte:
“10. (...)os termos do trabalho de auditoria estabelecidos devem ser formalizados na carta de contratação de auditoria (...)
(d) a identificação da estrutura de relatório financeiro aplicável para a elaboração das demonstrações contábeis;”

Item “III”: Referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor, e uma declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferentes do esperado.
Está CORRETO, pois lá na NBC TA 210, no seu item 10, diz o seguinte:
“10. (...)os termos do trabalho de auditoria estabelecidos devem ser formalizados na carta de contratação de auditoria (...)
(e) referência à forma e ao conteúdo esperados de quaisquer relatórios a serem emitidos pelo auditor e uma declaração de que existem circunstâncias em que um relatório pode ter forma e conteúdo diferente do esperado.”

Item “IV”: As responsabilidades do auditor e as responsabilidades da administração, quanto ao trabalho de auditoria.
Está CORRETO, pois lá na NBC TA 210, no seu item 10, diz o seguinte:
“10. (...)os termos do trabalho de auditoria estabelecidos devem ser formalizados na carta de contratação de auditoria (...)
(b) as responsabilidades do auditor;
(c)   as responsabilidades da administração;”

Sendo assim, todos os itens estão CORRETOS.

Resposta: letra “B”!

Acesse e leia a NBC TA 210 – Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria na íntegra! Clique no link abaixo:


Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

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